domingo, 23 de agosto de 2015

Educação Física: como elaborar um plano de aula

Olá!!! Andei sumida por um bom motivo: muitos estudos para melhor auxiliar-los!! Nesse meio tempo, estou cursando Educação Física (Bacharel) e meus alunos tem perguntado como fazer um plano de aula. Aproveito para postar uma atividade do solicitada pelo professor da disciplina de Crescimento e Aprendizagem Motora.

 
Fonte: www.fisiotrimtrim.com


PLANO DE AULA
Unidade de ensino
Professora:
Disciplina: Educação Física
Data:                                 Série/Turma: 8º ano (turma única)
Período
Conteúdo: Ginástica rítmica desportiva
Conteúdo específico: Aprendizagem motora
Atividade: Ginástica dos elementos
Material: Aparelho de som, CD musical, Arcos de plástico (bambolê), fitas e bolas
Público-alvo: 8º ano do Ensino Fundamental (13-14 anos)
Duração: 50 minutos

  1. OBJETIVOS DA AULA 
1.1.Objetivo geral
Aprimorar a coordenação motora dos alunos do 8º ano do ensino fundamental.

1.2.Objetivos Específicos
Desenvolver a habilidade de rodar o arco, rolar a bola e manusear a fita percebendo a noção do tempo e a consciência do corpo no espaço;
Deslocar de diferentes formas com agilidade e atenção melhorando a concentração;
Promover a interatividade
Reconhecer a existência das regras da atividade.

  1. PROCEDIMENTOS
2.1. Regras
1. Organizar na quadra um lado do outro dando espaço de dois braços abertos
2. Cada um deverá pegar um elemento
4. Ficar atento ao tempo limite
3. Obedecer o comando do professor para revezar os elementos
4. Recolher os elementos e guardá-los no local apropriado, após o término da aula.

2.2. Preparação
Aquecimento: 5 minutos (movimentos articulares ritmados)
Alongamento: 7 minutos (global)
Atividade: 30 minutos (10 minutos para cada elemento: arco, fita e bola)
Relaxamento: 8 minutos
Após o aquecimento e alongamento os alunos serão orientados a se organizarem na quadra e cada um pegar um dos elementos. Ao comando do professor cada um deverá manusear seu elemento respeitando as regras, o espaço e o tempo estipulado.
Ao sinal do professor deverão trocar o elemento com o colega que estiver à sua direita.
No final do tempo após os alunos terem manuseado os três elementos, farão um relaxamento muscular em seguida cada um deve guardar seu elemento na caixa identificada.

  1. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA AULA
3.1.Circundução com o arco
Iniciar executando o balanceio da seguinte forma: na lateral; com troca das mãos; na lateral, lançando-o para cima e recuperando-o na descida, com a troca de mãos; lançando-o para cima, girando o corpo e pegando-o; nos braços esticados: na lateral, à frente, em cima, com a troca de mãos; nos dedos e nas mãos, pulso, pescoço, cintura, pernas.
Finalizar rolando o arco em diferentes linhas e direções.
3.2.Manuseando a fita
Iniciar manuseando a fita livremente. Em seguida executar movimentos em cima da cabeça, embaixo, do lado direito, do lado esquerdo e à frente; fazer círculos e espirais.
Finalizar lançando a fita para cima e saltando para pegá-la
3.3.Rolando a bola
Inicialmente manusear a bola passando-a de uma mão para outra. Rolar a bola sobre uma linha reta, sobre os braços, as costas. Equilibrar a bola na cabeça.
Finalizar lançando a bola para o alto usando somente a mão esquerda e pegá-la com a mão direita.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

         A atividade desenvolvida baseia-se no conceito de que a ginástica rítmica pode ser desenvolvida de forma não competitiva, pois o objetivo é a promoção da saúde. É uma prática que exige coordenação motora, controle motor e flexibilidade.
     As repetições contribuem para melhor a concentração e fazer com que os movimentos mais simples se tornem automáticos.
                É relevante mencionar que esta atividade também promove maior interação entre os alunos, o respeito pelas regras e a organização do ambiente.
            Por fim, a prática dessa atividade possibilita os alunos a se expressarem por meio dos movimentos corporais.

REFERÊNCIAS

BARRETO, S. M.G. Aprendizagem e controle motor. Batatais, SP: Claretiano, 2013. 176 p.


GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Trad. de Maria Aparecida S. P. Araújo. São Paulo: Phorte, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário