domingo, 23 de agosto de 2015

A História da Educação Física e do Esporte

A HISTÓRIA DA  EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE


A história da Educação Física passou, praticamente, por todos os países, dessa forma houve contribuição cultural de cada região, aprimoramento e especificidades naturais desenvolvida pelos povos praticantes de alguma modalidade esportiva.
Na Pré-história, os povos primitivos agiam com naturalidade e o que predominava eram as atividades necessárias à sobrevivência, essa necessidade fez com que o homem utilizasse os movimentos do corpo a fim de garantir sua sobrevivência e dos membros do grupo, uma vez que ele deveria superar diversos obstáculos ao caçar, lutar e fugir.  Dessa fase histórica surgiram as danças e os jogos em equipe. A dança era praticada por meio de rituais próprios com caráter lúdico. Tais características favoreceram a comunicação e a transmissão da cultura como instrumento educativo. Os jogos, principalmente com o uso de bola, eram relevantes socialmente, pois ne­les as crianças também participavam imitando as performances dos adultos.
Ao passar pela Antiguidade a Grécia foi a civilização que deixou sua marca no processo de evolução da Educação Física, disseminado mundialmente com seu maior legado: os jogos olímpicos. Também contribuíram os filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates ao defenderem a ligação do corpo e da alma por meio das atividades que exigem movimentos do corpo, além da música. Ambos seria a perfeita harmonia entre corpo, espírito e a mente. É relevante dizer que as práticas das atividades físicas eram realizadas até a velhice, mais uma herança grega. Ainda na antiguidade, a cultura grega invadiu Roma que por sua vez combatia fervorosamente a nudez na prática de qualquer atividade física, desse modo, sua prática destinava-se aos militares. Porém, os circos e teatros faziam parte da cultura dos romanos, a exemplo o Coliseu, onde grandes combates eram travados para deleite dos expectadores de todas as classes sociais. As casas termais originaram competições, surgindo daí a natação.
Por volta da Idade Média houve uma queda vertiginosa na evolução da Educação Física por causa da ascensão do cristianismo. O culto ao corpo passa a ser um culto ao pecado. Devido à posição da igreja que defendia que o homem deveria buscar somente a vida celestial, os esportes sofreram decadência, exceto a cavalaria que atestavam suas habilidades em competições e torneios.
No Renascimento, o culto ao corpo é novamente explorado. A partir dessa época o interesse pelas culturas tanto pelo físico como pelas artes, a literatura, a ciência e a música ressurgiram com força total. O estudo da anatomia e interesse pelo conhecimento do corpo humano favoreceu o resgate pela importância dos cuidados com o corpo. Deu-se, nessa época, o início dos movimentos ginásticos com a finalidade de preparar a população para defender seus países nas guerras que aconteciam na Europa por questões territoriais e de poder. Nessa época o modelo francês deu origem a Educação Física escolar no Brasil. Os jogos com bola foram as atividades físicas mais significativas dessa época e os praticados até a atualidade.
Além da contribuição dos povos primitivos, gregos e romanos, pode-se citar que a China, a Índia, Japão e Egito também têm sua parcela de contribuição na história da Educação Física. A China por meio do imperador Hoang Ti incentivava seu povo a se exercitarem a fim de cuidar e higienizar o corpo, além de treinar os guerreiros. Na Índia a atividade física era doutrinária, um tipo de código de caráter social, religioso, político e civil. Daí surgiu a prática do yoga. O Japão tem sua prática relacionada ao mar e, sua maior herança, os samurais.  Já o Egito, deixou a prática das atividades físicas que valorizam a força, a resistência, o equilíbrio e a flexibilidade.
A construção da Educação Física se deu, por fim, com um caráter de saúde. Inicialmente com a finalidade de melhorar a aptidão física dos indivíduos no sentido de torná-los mais aptos e úteis às suas necessidades básicas. Percebe-se que em vários momentos da história o sedentarismo não fazia parte da vida dos indivíduos devido a divisão do trabalho ligada ao esforço físico e atividades intelectuais. Embora, essa divisão separasse as classes sociais, em praticamente todas as fases da história, os povos praticavam atividade física com o intuito de serem guerreiros, de sobreviver e ao mesmo tempo manter o corpo e mente saudáveis.

REFERÊNCIAS
AGUIAR,O. R. B. P.; FROTA, P. R. O.  Educação física em questão: resgate histórico e evolução conceitual.  Arquivo digital em PDF. Disponível em <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_5_2002.pdf>  Acesso em 08/03/2015.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 18ª ed. Campinas: Papirus, 2010. 175 p.

IMPOLCETTO, F. M.; NARDI, E. R. Introdução à História e Teoria da Educação Física. Batatais: Claretiano, 2014.

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 18ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1990.


RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nossos dias. São Paulo: IBRASA, 1982. [Impresso]

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