O desenvolvimento humano é definido como o conjunto
organizado de ideias cientificamente organizadas que visam explicar as
continuidades e as descontinuidades que ocorrem nos seres humanos desde sua
concepção até a morte. Tal conceito fundamenta e incorpora os aspectos
biológicos e ambientais nos fatores cognitivo, afetivos, físicos e sociais
subsidiados e focados tanto no produto quanto no processo.
Percebe-se que o desenvolvimento é algo que faz parte do indivíduo, da sua
cultura e da sua relação com o mundo que o rodeia. A partir do seu processo de
vivência é capaz de intervir e recriar seu espaço. Já a aprendizagem é uma forma
de compreender e interpretar o mundo por meio da observação e experiência de
vida que faz com que o sujeito modifique seu comportamento, sentimentos e
ideias. O crescimento é um processo de estruturação, ou seja, corresponde às
alterações físicas nas dimensões corporais como um todo ou em partes específicas.
Tanto o desenvolvimento, a
aprendizagem e o crescimento, devem-se levar em consideração os princípios da
continuidade, da totalidade,
da especificidade, da individualidade e
da progressiva natureza do desenvolvimento humano peculiar de cada indivíduo.
As diferentes teorias da aprendizagem possuem relação
com a prática docente no sentido de que cada professor tem um jeito de ensinar
estruturado nos seus conhecimentos ao longo de seu aprendizado formal. O
importante é que o professor contextualize suas experiências com a maneira de
como cada aluno aprende e quais são os limites da aprendizagem. Entende-se que,
por meio da organização de seus conhecimentos e dos princípios pedagógicos ele
possa contribuir para um melhor processo de ensino e aprendizagem. Em síntese
compreender que a “aprendizagem não significa, apenas, realizar acréscimos na
estrutura cognitiva do aluno; é preciso, sobretudo, estabelecer modificações
para que ela se configure como uma aprendizagem significativa (BARREIRO, 2013,
p. 25)”
O processo educativo formal é
extremamente importante, uma vez que, é a porta de entrada para o conhecimento,
é quando se organiza o aprendizado e passa a ser significativo para o aluno,
pois é possível relembrar fatos anteriores, aprender com a troca de
experiências. Desse modo o aluno constrói e desconstrói seus significados
diariamente.
Ao “dividir” o processo de
desenvolvimento em fases ou períodos facilita o entendimento, pois é uma
estratégia que proporciona ao leitor tempo para absorver o conteúdo e fixar a
aprendizagem.
REFERÊNCIAS
BARRETO, S.
M.G. Aprendizagem e controle motor.
Batatais, SP: Claretiano, 2013. 176 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário