domingo, 23 de agosto de 2015

Crescimento e Aprendizagem Motora

O desenvolvimento humano é definido como o conjunto organizado de ideias cientificamente organizadas que vi­sam explicar as continuidades e as descontinuidades que ocorrem nos seres humanos desde sua concepção até a morte. Tal conceito fundamenta e incor­pora os aspectos biológicos e ambientais nos fatores cognitivo, afetivos, físicos e sociais subsidiados e focados tanto no produto quanto no processo.
Percebe-se que o desenvolvimento é algo que faz parte do indivíduo, da sua cultura e da sua relação com o mundo que o rodeia. A partir do seu processo de vivência é capaz de intervir e recriar seu espaço. Já a aprendizagem é uma forma de compreender e interpretar o mundo por meio da observação e experiência de vida que faz com que o sujeito modifique seu comportamento, sentimentos e ideias. O crescimento é um processo de estruturação, ou seja, corresponde às alterações físicas nas di­mensões corporais como um todo ou em partes espe­cíficas.
Tanto o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento, devem-se levar em consideração os princípios da continuidade, da totalidade, da especificidade, da individualidade e da progressiva natureza do desenvolvimen­to humano peculiar de cada indivíduo.
As diferentes teorias da aprendizagem possuem relação com a prática docente no sentido de que cada professor tem um jeito de ensinar estruturado nos seus conhecimentos ao longo de seu aprendizado formal. O importante é que o professor contextualize suas experiências com a maneira de como cada aluno aprende e quais são os limites da aprendizagem. Entende-se que, por meio da organização de seus conhecimentos e dos princípios pedagógicos ele possa contribuir para um melhor processo de ensino e aprendizagem. Em síntese compreender que a “aprendizagem não significa, ape­nas, realizar acréscimos na estrutura cognitiva do aluno; é preci­so, sobretudo, estabelecer modificações para que ela se configure como uma aprendizagem significativa (BARREIRO, 2013, p. 25)”
            O processo educativo formal é extremamente importante, uma vez que, é a porta de entrada para o conhecimento, é quando se organiza o aprendizado e passa a ser significativo para o aluno, pois é possível relembrar fatos anteriores, aprender com a troca de experiências. Desse modo o aluno constrói e desconstrói seus significados diariamente.
            Ao “dividir” o processo de desenvolvimento em fases ou períodos facilita o entendimento, pois é uma estratégia que proporciona ao leitor tempo para absorver o conteúdo e fixar a aprendizagem.


REFERÊNCIAS


BARRETO, S. M.G. Aprendizagem e controle motor. Batatais, SP: Claretiano, 2013. 176 p.

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