domingo, 30 de junho de 2013

O Ambiente do Trabalho e as Doenças Ocupacionais

Segundo Moraes e Pilatti (2005) 
"O homem, sujeito trabalhador, encontra-se em meio à conjuntura atual em que se desenvolvem as estruturas de trabalho prepassadas pela angústia e pelo medo, culminando em vivências de sofrimento. Tendo em vista que, a atual organização do trabalho impõe ao indivíduo condições de realização das suas tarefas cotidianas de forma muitas vezes inadequada. O trabalho vem se tornando cada vez mais central na vida das pessoas, esta centralidade traz conseqüências paradoxais para a integridade física, psíquica e social dos trabalhadores."

MORAES, Gláucia T. Bardi de; PILATTI, Luiz Alberto. Vivências de prazer e sofrimento e acidentes de trabalho. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa/PR. 24 a 26 de novembro, 2005.



Observe um posto de trabalho e relate as possibilidades de desenvolver doenças relacionadas ao trabalho e aponte os possíveis meios de prevenção.

Atividade desenvolvida para os alunos do curso de Pós Graduação em Segurança no Trabalho 
Faculdade FINOM - junho/2013 
Profª Eliana Vinha

12 comentários:

  1. O posto de trabalho analisado foi o de "Chapa".
    Além do esforço físico exagerado, o trabalhador pode ser acometido por diversas doenças, tais como lombalgias, problemas na coluna cervical, atrofiamento de músculos, "compressão" de músculos, nervos e artérias na região do pescoço, a possibilidade de ter "érnias" é bem grande.
    A solução seria a divisão do peso correta, ou seja, mais de um funcionário quando o peso do objeto ultrapassar os 23Kg.
    Outra solução seria utilizar de esteiras motorizadas, que faz o serviço de "transportar" a carga para o caminhão, e o trabalhador apenas o encaixa no local adequado.
    Aristeu - Eng. de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  2. No meu posto de trabalho as principais doenças relacionadas são problemas motores tanto nos ombros como cotovelos, ocasionados pela posição em que usamos para escrever no quadro, outro grave problema esta em nossas cordas vocais devido a fala.
    Algo que podemos utilizar para reduzirmos estes problemas é aplicas a tecnologia em sala de aula, no meu caso como leciono em faculdade particular tenho acesso a estes recursos como Datashow para expor a matéria, e caso se tenha necessidade de falar para uma turma muito grande pode se utilizar o microfone evitando assim que se force muito a voz.

    Naeno Cançado Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Posto de Trabalho: Trabalhador Florestal
    Dentre as atividades desenvolvidas estão o plantio, adubação e aplicação de herbicida.
    No plantio observamos o excesso de peso em somente um dos ombros e o movimento repetitivo de abrir e fechar do braços (plantio) por mais de 1.00 vezes por dia. Na adubação também temos o excesso de peso em somente um dos ombros e movimentos de abaixar e levantar. Na aplicação de herbicida, além de termos um sobrepeso nas costas do trabalhador, ele também fica em contato com produtos tóxicos.
    Meios de prevenção:
    No plantio, podemos realizar o revezamento dos trabalhadores. Na adubação podemos utilizar um equipamento de direcionamento do adubo para evitar o "abaixa-levanta". Em ambos os casos dever ser utilizado um trator com carreta para o transporte das mudas e adubo para que o trabalhador carregue o mínimo de peso. Na aplicação de herbicida, utilização de EPI's completos e tratores tanque.

    José Evandro Magalhães Jr.
    Eng . Florestal e de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...onde se lê 100 vezes: na verdade é 1.000 vezes...

      José Evandro

      Excluir
  4. Posto de trabalho: Escritório

    O trabalhador fica muito tempo sentado, digitando e manuseando o mouse em frente do monitor do computador, por horas seguidas, o ambiente de trabalho é bastante fechado e possui ar condicionado, agravando o quadro de quem tem sinusite e desenvolve quadros alérgicos, passando a doença para os colegas, já que não há ventilação no local, o estresse devido à pressão e o hábito de tomar muito café ou fumar podem causar a gastrite, a postura errada ao se sentar causa contratura muscular (dor nas costas), também conhecida como lombalgia, inflamação no nervo ciático, basta ficar algumas horas, todos os dias mal posicionados no computador.
    Para evitar estas doenças, a primeira atitude é prestar atenção na posição em que se trabalha, sempre manter as pernas e a coluna ereta, com o monitor do computador bem em frente ao seu rosto no nível dos olhos, para que não tenha que abaixar a cabeça por muito tempo, o mouse em posição que consiga apoiar o antebraço, levantar periodicamente para ativar a circulação e fazer ginástica laboral de pausa a cada 50 minutos.

    Claudison Rodrigues Barbosa
    Eng. Ambiental e de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  5. Posto de trabalho: Indústria
    Função: Técnico mecânico
    Atividades: Montagem e manutenção de válvulas e tubulações.
    Alterações de postura: Torção do corpo para pegar equipamentos e materiais, carregamento de bolsa com alça lateral e levantamento e manuseio de equipamentos de peso moderado.
    Recomendações: Substituir bolsa com alça lateral por uma mochila costal bem ajustada ao corpo do trabalhador, adotar postura correta e usar as pernas ao levantar pesos, não fazer esforço maior que 25 Kg de carga por pessoa e praticar ginástica laboral e ginástica de pausa a cada 1 hora de trabalho na mesma posição.

    Reinaldo dos Reis Silva

    ResponderExcluir
  6. o posto de trabalho de professor:
    Na maioria das vezes as dores nos ombros é o maior incomodo, quando do uso do quadro de giz. Os movimentos repetitivos aparecem nesses casos. Já existe instituição onde utiliza com os meios tecnológicos mais avançados, livrando-nos assim desse tipo de problema. Com o fato de ter que ficar de pé, surge dores nas costas, pés e alterações na postura. Ainda aparecem problemas nas cordas vocais. deve-se adotar mais e mais meios tecnológicos, cadeiras e microfones, porém depende muito da aceitação da instituição e de sua forma de trabalho.
    Almir Emílio

    ResponderExcluir
  7. O posto de trabalho analisado é o de escritório, neste ambiente o trabalhador passa muito tempo sentado, desencadeando dores na costa conhecida como lombalgias, originadas de posturas incorretas durante o trabalho.
    A solução para este tipo de atividade é uma mobília adequada, cadeira com encosto flexível e com regulador de altura, mesa com uma altura adequada, a realização de ginásticas laborais regularmente, uma pausa a cada 50 minutos trabalhados, posturas corretas ao sentar, apoiando os pés no chão.

    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Posto de trabalho - Motorista de ônibus Coletivo urbano.

    Neste posto de trabalho , pude observar que pelas longas horas de trabalho consecutivas , seus membros inferiores e coluna , mais precisamente na parte lombar , estavam sempre tensionadas. Os olhos também eram expostos aos raios de sol e reflexo refletido pelo asfalto. Com isso no fim do dia já estava cansado e desatendo ao transito e impaciente com os passageiros.

    Diante disso julgo que seria necessárias algumas medidas para melhor condição de trabalho, seria elas , menos horas de trabalho , intervalos regulares para ginastica elaboral , uso de óculos escuros.

    além de treinamentos para revezamento de motorista por trecho percorrido.

    Thais Souza Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Meu posto de trabalho é um escritório onde todos os trabalhadores ficam sentados em frente ao computador, as janelas estão sempre fechadas e o ar condicionado ligado em tempo integral.
    Considerando a ausência de ginástica laboral e mau dimensionamento do mobiliário as doenças ocupacionais que podem acontecer são: lesão nas articulações, principalmente dos dedos, punhos, cotovelos e joelhos ; dores na região lombar e do pescoço.
    Se, por acaso o sistema de ar condicionado não estiver sendo inspecionado, poderá ocorrer doença relacionada ao sistema respiratório além da propagação de vírus entre os funcionários deste ambiente.
    Medidas corretivas: Ginástica laboral periódica, redimensionamento do mobiliário, treinamento com funcionários sobre doenças no ambiente de trabalho, inspeção periódica no sistema de ar condicionado.

    Marcelo Porto Botelho Bartels
    Eng. Ambiental

    ResponderExcluir
  10. Posto de Trabalho: Escritório
    O trabalhador fica muito tempo sentando em frente ao computador, onde a cadeira utilizada é inadequada para o funcionário, pois quando ele está sentado, ele não consegue fixar seus pés ao chão, a tela do computador não esta adequada isso faz com que o mesmo force suas pálpebras para enxergar a parte superior da tela, podemos causar varias doenças como Ler e Dort, estress, Lombalgias. Devido isto, recomendo a troca da cadeira por uma adequada, com regulagem de altura e regulagem da distancia do encosto, a regulagem correta da tela para o funcionário onde a tela fique a altura dos olhos a correção da postura e fazer ginástica laboral sempre que possível.

    Sara Michele Peres Guimarães
    Engª. Ambiental

    ResponderExcluir
  11. Posto de trabalho: Aux. De Serviços Gerais.

    Em analise às atividades diárias exercidas por essa função, foi observado que vários movimentos e esforços são executados de forma inadequada, o que poderá vir a provocar vários tipos de danos à saúde deste trabalhador.
    Nas tarefas de limpeza de chão o esforço físico excessivo é constante. Nos movimentos de rapar, secar, movimentar objetos e secar moveis, percebeu-se que os esforços são feitos, muitas das vezes, de forma incorreta e postura inadequada. Ao higienizar banheiros o colaborador poderá estar em contato constante com substancias que poderão lhe oferecer riscos químicos e biológicos.
    Analisando o PCMSO da empresa, encontrei evidencias de que estes riscos citados acima são controlados. Existem, e são utilizados, EPIs necessários para a execução de todas as tarefas.
    Para esta função ficou claro que, o uso de EPIs como botas de borracha, luvas de borracha, rodos e vassouras condizentes com a estatura do trabalhador é indispensável e o não uso é inadmissível.
    Referente aos esforços físicos excessivos e às posturas inadequadas, todo um trabalho é feito pelos técnicos de segurança no âmbito de evitar estas praticas. Os funcionários são orientados e instruídos freqüentemente sobre as formas corretas de trabalho.
    Deve ser implementado projeto de ginástica laboral e exercícios específicos diários para ajudar a melhorar a postura e até mesmo educar o trabalhador.

    Cristiano Caixeta de Oliveira
    Engº. de Controle e Automação

    ResponderExcluir