domingo, 21 de abril de 2013



SAÚDE E DOENÇA

Segundo o dicionário “Aurélio”, “saúde” significa conservação da vida, robustez, vigor, estado em que se é sadio ou são, disposição do organismo, moral ou mental. Segundo Almeida Filho, saúde vem do latim “salutis” que origina também, desde salvar (livrar do perigo, afastar o risco), até saudar (desejar saúde) e são; de “sânus” se originam sanidade e sanitário. Enfim, saúde é salvação, conservação da vida, vigor.
Na constituição federal é direito de todos e dever do Estado e na lei orgânica: A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. Desde a etimologia das palavras vemos uma relação estreita, entre os termos saúde, risco e a vigilância sanitária. Já o termo epidemiologia, mostra estreita relação com a Vigilância Sanitária, pois alguns livros indicam a raiz grega “epedeméion” que significa “aquele que visita”, e Hipócrates já usa epidemia em seus textos como epi (sobre) e demos (povo); modernamente associado com logia (falar, organizar – hoje ciência, estudo) temos o significado de ciência do que ocorre sobre o povo.

Outro conceito fundamental para iniciarmos nosso estudo é o de doença como falta ou perturbação da Saúde, moléstia, mal, enfermidade. Partindo das definições de Saúde e Doença, podemos nos preparar para o estudo do processo saúde-doença e da intervenção sanitária no mesmo (Organização e Revisão Bibliográfica de Sheila Duarte Pereira – 2004. Complementado em março de 2007) 



Imagem disponível em <http://alegretecomvida.blogspot.com.br/2012/05/saude.html> Acesso em 21/04/2013

Pesquise sobre Epidemia, Endemia, Pandemia, Surto, defina-os e dê um exemplo:

Material para consulta acesse o link  http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf e o livro COC de Biologia

Atividade desenvolvida para o 1º ano do Ensino Médio - Centro de Ensino JP/COC
Postagem até dia 02/05/2013 às 23:59.


9 comentários:

  1. * A EPIDEMIA – É a ocorrência em uma comunidade ou região de casos de natureza semelhante,
    claramente excessiva em relação ao esperado. O conceito operativo usado na epidemiologia é: uma
    alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença. Devemos tomar cuidado com o uso do conceito de epidemia lato-sensu que seria a ocorrência de doença em grande número de pessoas ao mesmo tempo. EXEMPLOS: dengue,aids, malária.
    * A ENDEMIA - É a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente
    ilimitada), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais.EXEMPLO: a esquistossomose.
    * A PANDEMIA - caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente. Um exemplo típico deste evento é a epidemia de AIDS que atinge todos os continentes. EXEMPLO: Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatitis B Vírus) que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas quando presentes são falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarreia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas), entre os mais comuns.
    Sinônimos Hepatite sérica.
    Agente HBV (Hepatitis B Vírus), que é um vírus DNA (hepadnavirus) entre outros...
    * O SURTO é a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados – Alguns autores denominam surto epidêmico, ou surto, a ocorrência de uma doença ou fenômeno restrita a um espaço extremamente delimitado: colégio, quartel, creches, grupos reunidos em uma festa, um quarteirão, uma favela, um bairro etc.. -EXEMPLO: no dicionario esta assim: 'Surto' é uma crise, um excesso de fúria, Momentos de inlucidez. É também um termo usado na epidemiologia para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas ou ordem sanitária~. Logo quando procurei saber eu entendi que tem varios surtos mais depende, um surto psicótico, por exemplo... é tipo um curto circuito onde a pessoa passa a fazer coisas impensáveis,um surto de dengue ou de meningite, como exemplo. é algo que se alastrou... espalhou..... está fora de controle....
    (SARA BATISTA LINDA :D)

    ResponderExcluir
  2. Endemia, Epidemia e Pandemia

    Endemia
    É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

    Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

    Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.

    No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.

    Epidemia

    É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

    A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia.

    Com o tempo e um ambiente estável a ocorrência de doença passa de epidêmica para endêmica e depois para esporádica.

    Pandemia

    A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

    Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.

    Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.

    Para saber mais: o câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.

    Exemplos de Pandemias
    AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

    É importante saber que: o vírus ebola e outras doenças rapidamente letais como a febre de Lassa, febre de Vale de Racha, vírus de Marburg, e a febre de hemorragia boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com o potencial teórico de se tornar pandemias no futuro.

    ( FRANCIELLE GABRIEL )

    ResponderExcluir
  3. * EPIDEMIA : É a ocorrência em uma comunidade ou região de casos de natureza semelhante,
    claramente excessiva em relação ao esperado. O conceito operativo usado na epidemiologia é: uma
    alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população,
    caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de
    determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela
    circunstância e doença. Devemos tomar cuidado com o uso do conceito de epidemia lato-sensu que
    seria a ocorrência de doença em grande número de pessoas ao mesmo tempo. EXEMPLOS : Poliomelite, Gripe do Frango e Dengue .

    * ENDEMIA : É a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em
    espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente
    ilimitada), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas
    e sazonais. EXEMPLOS : No Brasil, por exemplo, existem áreas endémicas de febre amarela na Amazônia, áreas endémicas de dengue, etc

    * PANDEMIA : Caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais
    de um país ou de um continente .Pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos. EXEMPLOS : Infecção das células hepáticas pelo HBV e Adis .

    MÌRIAN GABRIELA


    ResponderExcluir
  4. * ENDEMIA - Variação na incidência de uma doença, em limites considerados normais p/uma comunidade, quer dizer, na faixa limitada por dois desvios padrão, acima e abaixo da incidência média de doença, tendo como base certo número de anos anteriores. exemplo: a malária, o mal de chagas, a esquistossomose, a disenteria na Índia etc.
    * EPIDEMIA - Aumento importante do nível de prevalência de uma determinada doença na população. Doença transmissível q acomete ao mesmo tempo e no mesmo lugar um número de pessoas, é a propagação rápida e extensa de uma doença contagiosa. Ao contrário das doenças endêmicas, uma epidemia dura normalmente apenas algumas semanas ou meses. Ex : Poliomelite, Gripe do Frango e Dengue
    * PANDEMIA - Epidemia moto acentuada atacando quase toda a população ao mesmo tempo., é uma doença infecciosa q se dissemina rapidamente entre uma população de uma área extensa, por ex. um continente. A gripe pandêmica de 1918 - 1919 afetou todo o mundo. Ex : Infecção das células hepáticas pelo HBV e Adis .

    ResponderExcluir
  5. Endemia
    É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

    Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

    Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.

    No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.

    Epidemia

    É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

    A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia.

    Com o tempo e um ambiente estável a ocorrência de doença passa de epidêmica para endêmica e depois para esporádica.

    Pandemia

    A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

    Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.

    Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.

    Para saber mais: o câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.

    Exemplos de Pandemias
    AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

    É importante saber que: o vírus ebola e outras doenças rapidamente letais como a febre de Lassa, febre de Vale de Racha, vírus de Marburg, e a febre de hemorragia boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com o potencial teórico de se tornar pandemias no futuro.

    (Anthony Lucas)

    ResponderExcluir
  6. EPIDEMIA : Uma epidemia é uma doença que se propaga durante um certo período de tempo numa determinada zona geográfica e que afecta muitas pessoas em simultâneo. Trata-se de uma noção utilizada pela saúde comunitária para fazer referência ao facto de a doença chegar a uma quantidade de gente superior à esperada.
    Isto implica a existência de níveis de incidência que são considerados normais para uma doença. Ou seja, os especialistas (médicos) prevêem que seja afectado/contaminado um determinado número de pessoas a uma determinada altura. Quando o número de doentes ultrapassa essa média, fala-se então de epidemia (há uma maior quantidade de casos em relação àqueles que estavam previstos).
    EXEMPLOS:Dengue,Gripe espanhola,Aids,Malária,Poliomielite,
    Gripe aviária.

    ENDEMIA:É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
    Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
    Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
    No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas.
    EXEMPLOS:Dengue, Febre amarela (comum na amazônia), esses são exemplos práticos de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado.

    PANDEMIA:Pandemia

    A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
    Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.
    Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.
    Para saber mais: o câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.Exemplos de Pandemias
    AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

    É importante saber que: o vírus ebola e outras doenças rapidamente letais como a febre de Lassa, febre de Vale de Racha, vírus de Marburg, e a febre de hemorragia boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com o potencial teórico de se tornar pandemias no futuro.
    Gripe Suína

    Existem vários tipos de vírus de gripe suína? A crise atual é causada por qual vírus?
    Há quatro tipos principais de gripe suína: H1N1, H1N2, H3N1 e H3N2. Cada tipo é nomeado de acordo com a variante das proteínas externas que ele possui.

    IZABELLE MAIA

    ResponderExcluir
  7. Epidemia

    A Epidemia uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).
    A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia. Com o tempo e um ambiente estável a ocorrência de doença passa de epidêmica para endêmica e depois para esporádica.

    Exemplos de Epidemia
    Gripe aviária, Gripe do frango, poliomielite.

    Endemia:é uma doença infecciosa, que ocorre em determinado território, epidemia significa um grande número de casos num espaço curto de tempo, os exemplos de endemias são malária, febre amarela, a febre amarela é predominante na Amazônia.

    Pandemia:A pandemia é o nome que se dá a uma grande epidemia causada por doenças infecciosas e transmissíveis, que pode se espalhar rapidamente entre as pessoas, originando assim um surto epidêmico, porém a pandemia atinge maiores proporções podendo se espalhar por países, continentes ou até mesmo pelo mundo todo.
    Para entendermos melhor a questão, quando uma doença existe em uma determinada região, sem que ela se espalhe ou sobreviva a outras localidades é considerada EPIDEMIA. Já quando a doença se espalha para outras localidades, como outros países e continentes de forma descontrolada, passa a ser considerada PANDEMIA.
    A palavra pandemia vem do grego e segundo a Organização Mundial da Saúde, pode ser utilizada para designar o aparecimento de uma nova doença que se espalha de maneira rápida e infecciosa entre as pessoas e pelo mundo. Porém para ser considerada pandemia é necessário que a doença seja contagia e que coloque em risco a vida de um grande número de pessoas, precisando ser também infeccioso. O câncer, por exemplo, é responsável por inúmeras mortes, porém a doença não é contagiosa, então ela não pode ser considerada uma pandemia.
    São considerados exemplos de pandemia a tuberculose, a AIDS e as diversas gripes que vem surgindo atualmente como a H1N, a aviária, a asiática, a espanhola, dentre outras.
    Para muitos especialistas a pandemia não passa de uma consequência do mundo globalizado e que necessita atenção especial por parte da população, pois alegam que por diversas vezes já ocorreram pandemias sem o conhecimento da população, sendo muitas vezes o fato ocultado por questões políticas.
    Segundo estudos de alguns Doutores em Saúde Pública de diversas universidades, a proliferação de doenças e micro-organismos tendem a aumentar consideravelmente nos próximos anos, por isso é fundamental que se comece a elaborar um sistema de vigilância de modo a descobrir, pesquisar e estudar diferentes vírus, divulgando essas informações para que os países possam desenvolver meios para controlar as possíveis pandemias.

    Rafaella Gomes Lima

    ResponderExcluir
  8. PANDEMIA é enfermidade epidêmica amplamente disseminada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.
    EXEMPLOS DE PANDEMIAS:
    AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

    EPIDEMIA é doença geralmente infecciosa, de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade. Pode ser também surto periódico de uma doença infecciosa em dada população ou região.
    EXEMPLOS DE EPIDEMIA:
    Dengue,Malária, Poliomielite,Gripe aviária

    ENDEMIA é doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em dada população ou região.
    No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.

    As três palavras, então, podem ser consideradas sinônimas, apesar de haver diferenças entre elas. Vejamos quais são as diferenças:

    Se uma doença ocorre com freqüência em determinada região sempre acometendo grande número de habitantes, chamamo-la de endemia ou de epidemia. Há, por exemplo, endemia (ou epidemia) de dengue nas grandes cidades brasileiras. Todo ano, na temporada de chuvas, muitas pessoas são acometidas pela dengue.

    Se uma doença ocorre em determinada época (mas não com freqüência, ou seja, não todo ano) acometendo grande número de habitantes, chamamo-la apenas de epidemia. Por exemplo: Em um ano, várias pessoas foram acometidas pelo sarampo. Nos anos passados isso não havia ocorrido: epidemia de sarampo.

    Quando uma endemia ou uma epidemia atinge grandes proporções, chamamo-la de pandemia. Por exemplo: muitas pessoas de alguns bairros da cidade tiveram dengue: epidemia ou endemia. Muitas e muitas pessoas de todos os bairros da cidade, inclusive do centro, tiveram dengue: pandemia.

    SURTO EPIDÊMICO: É uma ocorrencia epidêmica em lugares extritamente limitado, como: escola, quartel, apartamentos, etc
    Ex.: "Maria tifosa" (é uma doença causada pela bactéria salmonela)

    STELLA AZEVEDO

    ResponderExcluir
  9. Epidemia
    É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).
    A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia.
    Endemia
    É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
    Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
    A endemia difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
    Exemplos: dengue, febre amarela...
    Pandemia
    A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
    Uma pandemia ocorre quando uma determinada doença, geralmente transmissível, atinge uma grande parte da população de uma determinada região (cidade, estado, país) ou do planeta. Portanto, a pandemia é de maior proporção em relação à epidemia, pois pode levar a milhares ou até milhões de vítimas.
    Exemplos de Pandemias
    AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.
    Surtos
    Surto Psicótico é um episódio de dissociação da estrutura psíquica do indivíduo, fazendo com que este mostre comportamentos socialmente estranhos e diferentes, devido à momentânea incapacidade de pensar racionalmente.[2]
    Os surtos são comuns na esquizofrenia e podem ocorrer na fase maníaca aguda do transtorno bipolar. Também podem ocorrer devido a substâncias psicoativas, como álcool, maconha,[3] anfetamina,cocaína, etc.[2]

    Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_psic%C3%B3tico
    http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/
    http://www.suapesquisa.com/o_que_e/pandemia.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Endemia

    FILLIPE NOVAIS

    ResponderExcluir