quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aquisição da imunidade

A capacidade imunológica é fundamental para nossa sobrevivência. Durante todo o processo de desenvolvimento de um indivíduo o sistema imunológico sofre especializações com o objetivo de desencadear uma resposta específica a fim de proteger nosso organismo dos antígenos.


Atividade Extra desenvolvida pelo 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino JP/COC

Em relação a prática das imunizações, baseado nos seus conhecimentos e aliado à pesquisa, descreva  os tipos de imunização passiva e ativa, natural e artificial.

13 comentários:

  1. IMUNIZAÇÃO PASSIVA
    Transferência de soro ou gamaglobulinas de um doador imune para um indivíduo não imune.
    *Imunização passiva natural
    Passada da mãe para o feto pela da transferência placentária de IgG ou transferência pelo colostro de IgA.
    *Imunização passiva artificial
    É transferida artificialmente pela injeção com gamaglobulinas de outras pessoas ou gamaglobulinas de um animal imunizado.

    IMUNIZAÇÃO ATIVA
    Produzida pelo corpo após exposição de antígenos.
    *Imunização ativa natural
    Exposição a diferentes patógenos leva a infecções sub-clínicas ou clínicas que resultam em uma resposta imune protetiva contra esses patógenos.
    *Imunização ativa artificial
    Imunização pode ser conseguida ao usar patógenos vivos ou mortos ou seus componentes.

    -Ana Paula Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula
      Você fez um ótimo paralelo entre a imunização ativa e passiva.
      Parabéns!

      Excluir
  2. A imunização ativa é quando o sistema do individuo está imune a certas doenças ou seja está com anti corpos, contra essas doenças. A imunidade pode durar por uma vida toda.

    A imunidade passiva natural é aquela que é a mãe passa anticorpos para o individuo ou seja (bebê).

    Passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais a imunoglobulina humana combinada, a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo.

    Passiva é ganhada pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por ser ou seja por um animal ou outro ser humano.

    - Stella Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella
      você posicionou de forma simples e didática sobre a imunização ativa e passiva, desta forma facilita a compreensão sobre o assunto estudado.
      Parabéns!

      Excluir
  3. A imunização ativa ocorre quando seu organismo adquire a capacidade de produzir anticorpos contra o bioagente patogênico(agente da infecção). Essa capacidade pode ser adquirida de maneira natural ou artificial. A natural ocorre quando você entra em contato com o agente, ou seja, o microorganismo entrou no seu corpo e você teve que combatê-lo e a artificial ocorre quando você é vacinado seja por agente atenuado ou morto. A imunização passiva ocorre quando você recebe anticorpos de uma fonte externa. Esta também pode ser natural ou artificial. A natural ocorre através da placenta ou através do leite materno e, para isso, é preciso que a mãe produza esses anticorpos. A artificial ocorre quando você recebe soro num estabelecimento de saúde contra picada de cobra (anti-ofídico) ou contra tétano (anti-tetânico), por exemplo. A principal diferença entre as duas é que na imunização passiva, caso você entre em contato com o agente infeccioso novamente, você não terá uma resposta ou ela demorará a acontecer. Já na imunização ativa você terá uma resposta rápida e intensa ao entrar em contato com o agente de novo.

    -Cristian Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian Paulo
      Sua pesquisa demonstrou bons exemplos sobre os tipos de imunização.
      Parabéns!

      Excluir
  4. A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
    A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e também pelo leite. Essa transferência de anticorpos ocorre nos últimos 2 meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida. A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais: a imunoglobulina humana combinada, a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo. A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos contêm anticorpos.

    Rayssa de Deus Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa
      Sua resposta, está completa e de fácil compreensão.
      Parabéns!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. munização Ativa
    A imunidade ativa é a proteção conferida pela estimulação antigênica do sistema imunológico com o desenvolvimento de uma resposta humoral (produção de anticorpos) e celular. Esta estimulação pode ocorrer por infecção natural ou pelo uso de vacina.

    A vantagem da proteção conferida pela imunização ativa é sua característica duradoura, justificada pela existência de uma memória imunológica (permanência de linfócitos B na circulação e medula óssea que se replicam e produzem rapidamente anticorpos quando há novo contato com o antígeno – booster).
    1-Imunização Ativa Natural

    Como uma pessoa pode ser naturalmente estimulada a produzir anticorpos contra um determinado antígeno? Entrando em contato com ele naturalmente, ao longo de sua vida. Isso acontece, por exemplo, quando uma criança "pega" caxumba, catapora ou sarampo.

    2- Imunização Ativa Artificial
    A forma artificial de estimular a produção de anticorpos e a aquisição de células de memória é o emprego das vacinas, antígenos capazes de desencadear uma resposta imune sem causar a doença.
    Agente infeccioso morto: uma bactéria ou um vírus podem ser mortos por agentes físicos (calor ou radiações) ou químicos.Exemplos: vacina anticoqueluche, vacina Salk (contra a poliomielite), etc
    Agente vivo atenuado: há meios de se atenuar um agente infeccioso, mantendo-o vivo mas sem a capacidade de provocar a doença.Exemplos: vacina anti-sarampo, vacina BCG (contra a tuberculose), vacina Sabin (anti-poliomielite), vacina contra a febre amarela, etc.

    Imunização Passiva
    A imunidade passiva é a proteção conferida pela transferência de anticorpos (imunoglobulinas, Ig). Estas podem ser transmitidas artificialmente por administração parenteral (oriundas do processamento de soro humano ou animal) ou naturalmente como a transmissão transplacentária de anticorpos maternos para o feto.

    A vantagem conferida por este tipo de imunidade é sua ação imediata, isto é: disponibilidade de anticorpos no organismo do paciente logo após a administração do imunobiológico.A desvantagem deste tipo de imunidade é seu caráter temporário, pois os anticorpos circulantes são degradados em semanas ou meses, não restando imunidade depois da diminuição do nível sérico de anticorpo transferido

    Imunização Passiva Artificial
    Há diversas formas artificiais de transferência de anticorpos para uma pessoa. Vejamos algumas delas
    Transfusão de plasma humano: o plasma humano contém certa quantidade de anticorpos. Ao receber transfusão de plasma (ou mesmo de sangue), o receptor estará recebendo anticorpos. A quantidade geralmente é pequena para que possa determinar uma imunização efetiva.

    · Gamaglobulina: a partir de plasma de diversos doadores, pode-se purificar a fração correspondente aos anticorpos, chamada gamaglobulina. Na verdade, consiste em um pool de anticorpos contra uma grande quantidade de antígenos diferentes. Portanto, não apresenta especificidade.

    · Soros: o soro é um tipo de gamaglobulina com elevada concentração de um determinado tipo de anticorpos. Pode ser homólogo, quando obtido de sangue humano, ou heterólogo, se for produzido por outras espécies.

    Imunização Passiva Natural
    Forma de imunização em que um indivíduo recebe anticorpos de outro indivíduo, por uma via natural.

    Os principais exemplos são:

    Via placentária: alguns tipos de anticorpos atravessam a placenta, passando da circulação materna para a fetal. Ao nascer, a criança possui uma grande quantidade desses anticorpos, que permanecem em seu organismo por 6 a 9.

    Aleitamento materno: o leite materno não é apenas o mais adequado alimento que um recém-nascido pode receber. Trata-se, ainda, de uma poderosa arma de prevenção e de combate às infecções, que a criança recebe de sua mãe, pois contém anticorpos.

    Iuri Dornelas P.Freitas

    ResponderExcluir
  7. A imunização ativa é a produção de anticorpos pelo indivíduo que recebeu antígenos. Essa imunização pode ser natural e artificial.
    Imunização ativa natural acontece quando o antígeno penetra de forma natural no organismo, como acontece em casos infecciosos provocados por vírus e bactérias.
    A imunização artificial é quando ocorre a inoculação proposital de antígenos no organismo. A vacina é composta por agente infeccioso enfraquecido ou por toxinas por ele produzidas contendo antígenos específicos, sendo portanto um processo que visa a profilaxia.
    Quando um microorganismo penetra em pessoas vacinadas, já encontra anticorpos específicos que inativam os antígenos por ele produzidos.
    A imunização passiva é quando ocorre a inoculação de anticorpos no organismo,produzidos por um outro organismo contra o correspondendente agente infeccioso. Constitui um processo de soros terapêuticos. A soroterapia é utilizada durante a fase aguda de uma infecção.
    Esse processo que utiliza os soros protege por um tempo relativamente curto, sendo logo destruído e eliminado.
    Os linfócitos B também se ligam aos antígenos através de receptores de membrana que não são os anticorpos.
    Quando um linfócito T reconhece um antígeno, ele secreta linfocina, substância que estimula a divisão de todos os tipos de células do sistema imunológico, incluindo o linfócito B.
    A imunização é muito importante para todos pois evita a disseminação de doenças e contribui para o controle de determinadas doenças evitando que ocorra uma epidemia.


    Brunna Luiza Mendes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunna
      Sua pesquisa trouxe informações consistente e de acordo com o material estudado em sala de aula. Parabéns!

      Excluir