quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DO SÉCULO XXI


OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DO SÉCULO XXI
Eliana da Conceição Martins Vinha[1]

Um olhar crítico para a realidade e adaptações diante das mudanças, é fundamental para a sobrevivência num mundo onde a rapidez das informações é constante, onde as mudanças políticas, sociais e culturais se misturam e transformam os conhecimentos já adquiridos. É preciso pensar em uma educação voltada para o compromisso social de melhoria da comunidade na formação de cidadãos conscientes dos seus valores morais e éticos.
Percebe-se que atualmente as inovações tecnológicas tem sido um dos maiores desafios para o professor. Não há dúvida de que eles auxiliam nos processos de ensinar e aprender deverão ser apresentados como estratégia nos quais professores e alunos devem ser considerados como parte integrante, podendo ser complementados ou adaptados de acordo com a realidade e necessidade de cada um. Outro desafio é quanto a formação do professor do século XXI, pois reflete a complexidade de relações e paradigmas que precisam ser revistos para serem modificados. Porém é fato, que se faz necessário aos professores serem capazes de se comunicarem através de códigos digitais e a intervenção sociocultural. 
            Num contexto de globalização econômica, novas tecnologias da ciência e informação e da comunicação aliadas à convivência com diferenças raciais e culturais, costumes e religião não pode deixar de lado os princípios morais e éticos. Os professores e as instituições não podem negar a incorporação desses valores de forma a garantir que essas mudanças sejam alavancas para melhora do meio em que o sujeito está inserido, garantindo no mínimo, o comprometimento em a busca da sua felicidade.
            Portanto, utilizar os recursos tecnológicos no processo ensinar-aprender deve se identificar a melhor forma de alinhar a motivação dos alunos e agentes educativos com a aprendizagem. As tecnologias estão à disposição de todos e cada vez mais as pessoas se apropriam delas, o que propicia grandes oportunidades para os educadores. Esse é o desafio para o professor do século XXI: perceber que os avanços tecnológicos representam grandes oportunidades, pois o processo de aprendizagem não se limita somente à sala de aula. Enfim, no mundo contemporâneo cabe ao professor aprender, exercer a liderança ao orientar seus alunos – submetidos ao crivo da ética – a realizar boas buscas, para encontrar bons resultados, garantindo no mínimo, o comprometimento com a busca da sua felicidade além de buscar a educação continuada e não fragmentada.
O professor atual deve ser plural, dialogar com o novo, estar aberto às novas tecnologias e linguagens, mas sem perder as suas raízes, seus valores, sua vivência. Neste sentido é importante pensar nos desafios, não só frente às novas tecnologias e à sua formação, mas também à disciplina na sala de aula, nos pais que transferem a educação para a escola, no descaso dos governantes dentre outros. Frente aos desafios, cabe ao professor exercer sua função refletindo criticamente sobre sua prática, tal reflexão deve ultrapassar os limites da sala de aula.

REFERÊNCIAS
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregório Bittar. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. Pearson: São Paulo, 2009.
GADOTTI. M. Educação e Compromisso. Campinas: Papirus, 1992.
VEJA Revista. Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Entrevista feita por Nathalia Goulart a Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da UNESCO – Organização para as Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 09 junho/2010.




[1] Aluna do Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes – FINOM. Trabalho avaliativo solicitado pela profª Ynara Bernardes na disciplina A Educação e suas Inovações. Paracatu, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário