domingo, 28 de outubro de 2012




O uso do Blog como ferramenta no ensino de Ciências e Biologia
Eliana Vinha[1]
O ensino de Ciências e Biologia compõem a grade curricular das escolas e já foi praticado de inúmeras formas ao longo dos anos. A ideia de inovação vem ao encontro das mudanças e transformações em todo o planeta, consequentemente alterando o comportamento do ser humano frente ao mundo.
A escola considerada como ambiente formal não pode ficar alheia a estes fatos, apesar de ser um desafio constante, ela deve evitar a evasão escolar, garantir a educação continuada aos professores além de introduzir a inclusão digital. Souza (2010, p.18) fala que esta renovação a orientou-se“pela necessidade do currículo responder ao avanço do conhecimento científico e às diversas demandas geradas nessa evolução.” Esta renovação já havia sido percebida e descrita pelos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais em 1988.
Segundo o PCN(1998, p. 23) “Ciência e Tecnologia são herança cultural, conhecimento e recriação da natureza. [...] A associação entre Ciência e Tecnologia se amplia, tornando-se mais presente no cotidiano e modificando, cada vez mais, o mundo e o próprio ser humano.” Neste sentido os avanços tecnológicos aliados aoconhecimento científico são fatores importantes para que o aluno perceba o mundo de modo que ele seja capaz de exercer a cidadania com ética e responsabilidade. Ao professor cabe buscar a capacitação e a escola oferecer suporte tanto ao professor, para que a educação seja realmente continuada e para os alunos terem condições de acesso.
No mundo contemporâneo o acesso à informação e ao conhecimento dá-se por meio de várias possibilidades, entre elas, a entrada ao universo digital, onde todas as disciplinas se encontram e se interligam de forma inter, multi e transdisciplinarmente.
                      
Fonte: VINHA, Eliana. Outubro/2012.
Segundo Santos (2008) a transdisciplinaridadesurgiu“em decorrência do avanço do conhecimento e do desafio que a globalidade coloca para o século XXI”, de certa forma é um convite a todos repensar o contexto onde está inserido.  O autor (p. 76) diz que osprofessores que enfrentam estedesafio“estão sujeitos a ambigüidades e contradiçõesque vão sendo corrigidas e adequadas na medida do aprofundamento conceitual e, principalmente, da autocríticaentre os pares”, ressalta ainda que “.. os conhecimentos disciplinares e transdisciplinares não se antagonizam, mas se complementam (p, 75)”. Nesta perspectiva a transdiciplinaridade permite religar os saberes e transitar entre todas as disciplinas num constante processo de ensinar e aprender.

A partir do momento que os professores percebem como atores responsáveis por este processo de ensino-aprendizagem-apreensão possibilita a mudança de conceitos afim de inovar sua prática. Um bom exemplo é a criação de Blogs educativos, partindo do princípio de que, para o aluno, a aprendizagem é adquirida por meio de diálogos entre alunos/alunos, alunos/professores e demais participantes de tal forma que esta abordagem permite a (de) construção e (re)organização dos significados.

Para Gomes (2005, p. 312) “a criação e manutenção de um blog pode ser de autoria individual ou coletiva” e completa dizendo que os blogs constituem “espaços de publicação na web, facilmente utilizáveis por internautas sem conhecimentos de construção de websites, e frequentemente sem custos [...]” e de fácil acesso. Também pode acrescentar que os weblogs possuem ferramentas de interface que mostra a identidade e a criatividade do(s) autor(es).

Bierwagen (2011) descreve que o professor tem um papel fundamental em promover o diálogo, o conteúdo, em provocar a reflexão nos alunos, em qualquer meio, inclusive utilizando o computador e a internet. Para o professor perceber qual é o seu papel neste contexto ele tem que ter capacitação e saber identificar os principais usos pedagógicos. 

Assim o blog passa a ser um recurso e estratégia a mais para enriquecer a prática pedagógica.


REFERÊNCIAS

BIERWAGEN, Gláucia Silva. Uma proposta de uso do blog como ferramenta de auxílio ao ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado apresentado à Faculdade de Educação da Faculdade de São Paulo. São Paulo – SP, 2011. 190 p. Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20012012-085003/pt-br.php>. Acesso em 10/10/2012..
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília – DF: MEC/SEF, 1998. 138 p
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica.VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05.Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005. Arquivo Digital em PDF.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Arquivo Digital em PDF.

SOUZA, Vanúbia Emanuelle de.A proposta curricular de ciências em Minas Gerais e as práticas docentes. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 2010. 145 p. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.ufmg.b/>Acesso em 10/10/2012.
                                                                               


[1] Licenciatura em Biologia – Faculdade do Noreste de Minas – FINOM. Outubro 2012.

2 comentários:

  1. Realmente o uso do blog na educação está sendo uma ótima ferramenta, pena que nem todas as escolas estão preparadas para oferecer ao aluno tal tecnologia e capacitar os professores.

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    1. Olá!
      Concordo com você quando diz que "...nem todas as escolas estão preparadas para oferecer ao aluno tal tecnologia e capacitar os professores". Esta é uma outra discussão, importante e precisa ser rápida. Não dá mais para protelar ou fingir que os meios tecnológicos são passageiros ou acessíveis a poucos. Por isso, reforço que o uso do blog é uma ferramenta enriquecedora e porque não acessível?
      Obrigada pela sua contribuição.

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