sábado, 1 de setembro de 2012

Gadotti (p, 11, 2003) diz que "Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho em mente".

Atividade proposta aos alunos da pós graduação da finom/paracatu/mg, na disciplina metodologia do ensino superior (set/2012).


Vamos refletir:



1) O que é ser professor do ensino superior?
2) Que formação é necessária para o professor do ensino superior?
3) Como se constrói a identidade do professor do ensino superior?
4) Que saberes e competências são necessários para este professor desenvolver um trabalho de qualidade e sucesso?


65 comentários:

  1. Ser Professor

    A origem da palavra professor vem do latim “professore”, aquele que professa ou ensina uma ciência, uma disciplina, alguma técnica, um saber, uma arte, um conhecimento.
    Ser professor é pensar em um futuro de prosperidade e transformação do aluno como um todo, valorizando seus costumes, e personalidade, entendendo que os seus primeiros aprendizados gerarão grande influência no seu futuro como um cidadão, para formação de seu bom caráter.
    Para isso, é necessário que o educador busque aprimorar seus conhecimentos como um verdadeiro profissional, adquirindo mais e mais experiências enriquecidas de entendimento para passar pro seu subordinado; usando com sabedoria todas as ferramentas já utilizadas antigamente e atualizando-se com as novas disponíveis, a fim de que seu aluno entenda a importância de querer ser, e mais ainda, não só querer, mas ser realmente, sem máscaras, falsidades, ou ilusão.
    Infelizmente, muitos professores pensam diferente deste ideal. Talvez pelo trabalho ainda pouco reconhecido financeiramente, e também pelo estresse emocional dessa rotina. Salvam-se alguns e outros, que ainda sonham e praticam este ideal, realizando-se profissionalmente, vendo em seus alunos o seu reflexo, de boa conduta, educação e principalmente de caráter, acreditando que terão sucesso, na escola, em sua casa e no seu futuro trabalho. O professor deve levá-lo à contestação, à dúvida e ao questionamento, para ir à luta sem cessar, buscando novas idéias e ideais, despertando suas inúmeras qualidades talvez adormecidas.
    Ainda existem professores com ideais respeitados, verdadeiros, com vontade de educar e estimular com prazer. Enfim, o professor atual deve ser simplesmente único e vivo para o mundo moderno. Esses sim farão diferença neste mercado tão necessário.

    Bruna André Brochado Peres
    Paracatu, 3 de Setembro de 2012.

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    1. Bruna,

      Você tem toda razão. É isso mesmo, apesar de haver profissionais descomprometidos com a profissão, ainda existem aqueles que amam o que fazem e preparam seus alunos para um mundo cada vez mais globalizado. Despertam neles o espírito crítico, fazendo com que esses alunos sejam cidadãos conscientes de seu papel no mundo.

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  2. Bruna

    O professor da atualidade não pode deixar de dar sentido à sua trajetória. Conforme Gadotti (2003, p. 11)"APRENDER E ENSINAR COM SENTIDO É APRENDER E ENSINAR COM UM SONHO EM MENTE." Sabemos que o professor ao ensinar, aprende, e vice versa. É um ciclo sem fim. É esse ciclo que nos embala a perceber o nosso aluno como único. Um aluno que traz uma bagagem cultural, ambiental e social digna de trocas de experiências. Cabe ao professor moderno ter sensibilidade de ir além dos currículos propostos ou pré determinados.

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  3. E acompanhar seu aluno, incentivando-o!!! Um verdadeiro professor sabe adaptar as mais variadas personalidades existentes em sua sala de aula!!
    Profe... esse assunto é muito legal!! Parabéns!!
    ^^

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    1. Bruna

      Acredito que a educação pode melhorar, desde que tenhamos a coragem de discutir o assunto e posicionar-se. A ideia deste blog é exatamente isso: gerar dúvidas, discutir, aprender, ensinar, comunicar e informar. Obrigada pela participação!

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  4. Ser professor é pensar no futuro da humanidade. É ser apaixonado pelo que faz. É acreditar num mundo melhor, preparar as futuras gerações para os desafios vindouros. É levantar de manhã e erguer a cabeça e ir à luta. É preparar o terreno (o ser humano) para que a semente lançada prospere e dê bons frutos. É encantar o aluno, despertar o brilho no olhar.
    O professor precisa desenvolver algumas características, tais como: não se ver como detentor de um saber acabado, permitindo-se aprender constantemente; compreender que os modelos são construídos em conjunto; lidar com as dúvidas e incertezas como parte do processo de aprendizagem, compartilhando os saberes e fazeres da prática pedagógica. De acordo Bolzan (2002:17)

    O novo professor precisa estar antenado com as mudanças tecnológicas que surgem e mudam rapidamente a realidade em que vivemos. Ele sabe que o mundo está globalizado e prepara seus alunos para tais mudanças, formando cidadãos críticos e conscientes de tudo que acontece no Brasil e no exterior, pois o mundo está cada vez mais interligado.
    Dessa forma, o aluno vai além do conhecimento. Ele sabe que uma mudança na economia de um país da Europa, por exemplo, pode nos afetar e vice-versa.

    Por fim, o professor tem que ter consciência que ele não é o dono do “saber”. Ele ensina e aprende, ensina e aprende. A sua formação precisa ser sempre atualizada/continuada. O conhecimento nunca está acabado. Tem sempre algo mais que ele pode aprender.

    Antônio dos Reis Zacarias
    Paracatu, 3 de setembro de 2012.

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    1. Antônio

      Libâneo (1998) em sua obra - Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente - diz que "A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando uma relação autônoma, crítica e construtiva com a cultura em suas várias manifestações: a cultura provida pela ciência, pela técnica, pela estética, pela ética, bem como pela cultura paralela (meios de comunicação de massa) e pela cultura cotidiana". Ele ainda pergunta: "E para quê? Formar cidadãos [...]". Concordo com o autor pois a nossa função, como educadores, é formar pessoas participantes em todas as esferas. Atualmente estamos vivenciando uma crise de princípios e valores éticos, morais e sociais, dentre outros, porém o respeito à vida e às pessoas deve partir de nós, afinal não somos somente prática pedagógica.

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    2. Antônio,
      é isso mesmo!! O professor deve sempre estar pronto para aprender.. e não somente ensinar!!
      É tudo uma troca!!!

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    3. Concordo com você Antônio,o professor não é dono do saber estamos hoje em um cenário mutável onde ele não é mais o mestre de todas as respostas, mas acredita que está rodeado de pessoas questionadoras e inteligentes, em busca de um saber coletivo e transformador.

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    4. Realmente Antônio, enquanto o professor achar que é o detentor do saber, infelismente a educação estará comprometida. Uma das maiores grandezas da profissão professor é estar em constante aprendizado, é permitir ensinar-se, compartilhando o conhecimento num todo.

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    5. Antônio

      Concordo com você ninguém sabe tudo nem mesmo os professores todos nos estamos numa aprendizagem constante pois com as evoluções o método de ensino não pode ficar no passado onde o aluno tinha que fazer os exercícios como ( siga o modelo, faça como exemplo ), a realidade hoje é o construtivismo onde as mudanças físicas e sociais muda o entendimento das pessoas sendo assim mudando a forma ensino pois o que foi usado antes não funciona na atualidade com o mesmo êxito.

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  5. Postando para o João
    _____________

    Ser professor do ensino superior nos exige algumas características peculiares e estruturas complexas, já que visamos uma formação de intelectuais especializados para que siga em direção à política econômica, profissional ou cultural da sociedade, através do conhecimento repassado, contribuindo sempre para a formação de cidadãos críticos. É ensinar com consciência, com amor, com boniteza, com sonho e sentido, para que as aulas que até bem pouco tempo eram tradicionalistas e isoladas da sociedade, possam ultrapassar os muros das universidades e faculdades, dando vazão aos aspectos sociais, econômicos e culturais, interagindo o conhecimento adquirido na academia com a maneira de viver inerente à sociedade.

    Disciplina Gadotti, “a educação hoje tem que ser aplicada sobre três vertentes: o conhecimento, a pesquisa e a associação com a sociedade. Assim a formação do aluno será mais ampla, e muito mais significativa”. Logo o professor do ensino superior deverá adquirir conhecimento, mergulhar sempre na pesquisa e socializar todo o seu aprendizado.



    A capacitação para o ensino superior acontece nos cursos de especialização, que qualificam os indivíduos para a docência. Estes cursos na maioria das vezes estão direcionados para a matéria específica que o professor irá ministrar as suas aulas.



    Quanto a identidade do professor do ensino superior, segundo Gadotti, apud Paulo Freire: “O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não Uma ‘cantiga de ninar’. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas” .

    Ainda segundo Gadotti, “O novo profissional da educação deve romper o divórcio entre a vida escolar e o prazer”. “Para ensinar são necessárias principalmente duas coisas: gostar de aprender, ter prazer em ensinar, como um jardineiro que cuida com emoção do seu jardim, de sua roça; E amar o aprendente (criança, adolescente, adulto, idoso).
    A identidade do professor do ensino Superior deve ser construída por ele mesmo, passo a passo, a cada dia, sempre com humildade e muita sensibilidade.

    O professor para desenvolver um trabalho de qualidade e sucesso deve observar os ensinamentos de Gadotti apud o sábio jornalista Leonardo Trevisan, em 1989 “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”, e eu concordo plenamente com ele, trata-se de um grande saber na arte de educar, o verdadeiro professor antes de mais nada, tem que ser sábio, para educar e contribuir para a formação de cidadãos críticos, formadores de opinião.


    “O professor precisa saber organizar o seu trabalho e orientar o aluno a organizar o seu, saber trabalhar em equipe, participar da gestão da escola, envolver os pais, utilizar novas tecnologias, ser ético, continuar sua formação (...)”. No novo contexto de impregnação da informação ele precisa continuar sua formação ao longo de toda a vida e “saber ser, saber aprender, saber conviver, saber fazer”, como diz a UNESCO. (GADOTTI 2003)

    O professor deve ser um pesquisador, porque o “que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. (GADOTTI 2003)


    O professor deve-se adaptar essa nova realidade globalizada, onde o professor deve atuar com amor, sensibilidade, criatividade e interatividade com a sociedade. A indagação, a busca e a pesquisa fazem parte da docência do ensino superior, as quais nós futuros educadores jamais poderemos abdicar-nos.


    Um grande abraço a todos e beijo no coração,

    João Alberto de Oliveira Costa

    Paracatu-MG, 08/09/2012

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    1. João, para mim o grande desafio é ser essa jardineira e aguardar a colheita. Não nos é permitido, enquanto educadores, saborear certas colheitas. Na maioria das vezes pecebemos os frutos no futuro.

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    2. João
      O professor contemporâneo precisa ser antenado, ou seja, ir além do seu tempo e se adaptar à cada realidade não abdicando de atuar, como você disse "com consciência, com amor, com boniteza, com sonho e sentido".

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    3. Postando para o João
      _________
      Edma, gostei muito da sua postagem e concordo com voce, o professor comtemporâneo pode e deve pesquisar e multiplicar os conhecimentos adquiridos, pois tudo aquilo que o professor doa, tambem recebe, todo o conhecimento é recíproco.
      abraços a todos...

      João

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  6. O professor do século XXI

    Ser professor na atualidade é um grande desafio. É buscar a boniteza do sonho, quase utópico de Freire e ajudar na construção de uma sociedade fundada nos princípios básicos da democracia em que se tenha igualdade, liberdade e justiça.
    Ainda de acordo com Paulo Freire (1996, p.21 e 22) toda prática exige “saberes concernentes” a ela. Ele diz que para cozinhar ou velejar, e podemos acrescentar aí a costura, a construção, enfim para praticar determinada função é necessário um conhecimento teórico para que a prática se torne possível. Assim também é a profissão de professor, ela exige, sobretudo, crer nas lindas teorias sobre educação que hoje concorrem com as atrações da modernidade. O professor de hoje precisa estar sintonizado com todas as tecnologias. Precisa se formar para informar, sensibilizar-se com as demandas sociais e responsabilizar-se por elas, pois tem como encargo a construção da emancipação de seus educandos e em meio a tantas obrigações não pode se esquecer que seus educandos são a razão da existência de sua profissão, “não há docência sem discência” (Paulo Freire, 1996, p.21).
    Diante de tais desafios, o bom professor deste século tende a ser cada vez mais transdisciplinar. Ele veleja entre as ilhas dos diversos saberes necessários a tal emancipação, ele adquiri essas competências a partir da prática de incentivo ao protagonismo de seus alunos e para tal informa-lhes os caminhos e os leva a caminhar em busca de seus objetivos.
    No entanto, o professor da atualidade é um semeador. Portanto, o seu sucesso está condicionado ao sucesso de seus alunos. O professor é um espectador na construção da sociedade, onde planeja, executa e avalia, num verdadeiro ciclo e espera os resultados. Estes positivos ou negativos vêm num futuro.

    Edma Aparecida Machado
    Coromandel/MG
    16/09/2012




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    1. Querida Edma, concordo plenamente com seu ponto de vista. Quanto o trabalho do professor é executado com dedicação e amor a sua profissão é possível ver com clareza o resultado dessa combinação em seus alunos, e com isso a certeza que seu trabalho não foi em vão.

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  7. Edma
    Ser professor, creio que sempre foi, é e será um desafio, em todos os sentidos! Lidar com a diversidade cultural e social por si só já é um imenso desafio, imagina nas demais esferas? Cabe a nós, segundo Álvaro Vieira Pinto (1960) educar para o desenvolvimento não somente transmitir conteúdos nem restringir o saber. É muito mais: é despertar no aluno novas formas de pensar, sentir e se posicionar diante do mundo. São estes os melhores frutos.

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    1. Sem dúvida professora Eliana! Esse despertar no aluno uma nova forma de pensar é o que muitos de nós buscamos. É uma luta constante contra a apatia de muitos ou será que nossos jovens na verdade estão sem esperança e entusiasmo pelas coisas da educação?

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  8. Não é fácil definir o que é ser professor, além de educar tem seus problemas pra resolver. O professor é um verdadeiro construtor de uma grande sociedade. È nascer com esperança de uma vida, é amar, educar, dedicar-se a educação é ter respeito. È apontar caminhos, desafios, coragem, compromisso e principalmente vocação. Ser professor é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. È uma tarefa difícil mais prazerosa, pois precisa se dedicar e muito aos estudos. Ele deve ser mais que um transmissor de conhecimentos, aprendendo todos os dias e a sua formação deve ser constante. Antes o professor tinha a função de formar o aluno para o mercado de trabalho. Ele era dono do conhecimento, não se contestava o que ele ensinava, era o detentor do saber.
    O professor era respeitado em toda a sociedade. No final do século xx, a função do professor tomou um novo direcionamento. Hoje o professor precisa se preparar para receber sua clientela, precisa aperfeiçoar-se dominar conteúdos, contextualizar-se. Necessita também vencer desafios do seu tempo, dominar as novas tecnologias.Por muito tempo era esperado de quem trabalhava como professor,que fosse alguém inspirador, cheio de virtudes, uma pessoa que merecia o respeito de todos. Atualmente, além de se exigir que o professor transmita e ensine conhecimentos técnicos, espera-se que ele seja capaz de mudar comportamentos e atitudes do aluno. A identidade do professor constrói-se a partir da relevância que cada profissional dá a sua própria atividade docente, através de valores, atuação no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas, sindicatos e também as relações entre os próprios professores.O professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender.
    Aprender é adquirir conhecimentos, construir saberes que são ferramentas para desenvolver seu trabalho. O professor vai aprendendo a ensinar enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir tais ferramentas Ser professor implica compreender que precisamos aprender mais e mais, e que podemos estar sempre aprendendo.
    A aprendizagem, assim como a formação é um processo que se estende por toda vida. Da mesma forma, a docência implica aprendizagem permanente, na qual o professor vai estruturando seus saberes e alicerçando sua carreira.

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    1. gostei de sua colocação,o professor precisa estar em constante formação, não pode ficar parado no tempo, o aluno exige isso, ele quer um professor antenado nas tecnologias, que saiba como ensinar e que seja criativo.

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    2. Evani

      Quando você diz que ser professor "É nascer com esperança de uma vida, é amar, educar, dedicar-se a educação, é ter respeito", percebo que o professor que dedica à educação continuada, faz a diferença neste cenário atual que vivemos na educação. A aprendizagem deve ser constante: aprender e apreender, aprender a ensinar e aprender a aprender.

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  9. Evani, gostei muito de sua postagem, nota-se que assimilamos muito bem os ensinamentos da nossa querida professora Eliana, aprendemos a pesquisar e exteriorar nossas convicções e pensamentos, parabens a todos pela pesquisa e esforços individuais.

    Joao Alberto

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  10. É estar comprometido com a sociedade de amanhã! Não é só ensinar, mas também aprender e criar junto com o aluno. Tentar encontrar mecanismos diferenciados de avaliar e/ou abordar os conteúdos programáticos. O professor é, na essência pesquisador, ou seja, profissional da reconstrução do conhecimento, tanto no horizonte da pesquisa do princípio científico, como no princípio educativo. É mais que uma profissão, é algo além do salário que se recebe no final de uma jornada de trabalho, é sentir-se motivado dia após dia para seguir adiante na certeza de estar fazendo o melhor possível dentro das possibilidades educacionais que fazem parte do cotidiano escolar.

    O atual educador tem pela frente o duplo desafio de fazer o conhecimento progredir e de humanizá-lo. No século XXI, o cidadão brasileiro espera e exige um profissional cuja formação torna-o capaz de enfrentar os obstáculos da própria deficiência e limitação, com um olhar mais realista e comprometido com a qualidade. Aguarda ainda que ele venha a desenvolver a capacidade e competência para trabalhar com a educação, até mesmo na educação inclusiva, assumindo a sua responsabilidade.

    A identidade do professor constrói-se a partir da relevância que cada profissional dá a sua própria atividade, através de valores, atuação no mundo, representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano dentro das escolas, sindicatos e também nas relações entre os próprios professores, bem como a experiência de vida que influência na formação da identidade.

    O bom educador planeja e troca experiências com seus alunos, recupera e trabalha com a fala e as hipóteses dos seus educandos para melhor avaliar seu trabalho. Ele é capaz de coordenar esse processo que favorece o trabalho coletivo consciente da importância da sua função, enfatiza, valoriza e incentiva o pensamento e a criatividade do aluno na resolução de situações diversas. Todo bom profissional assume o papel de problematizador, para que os alunos busquem novas conclusões através do conflito. Dessa forma, leva o aluno a observar, comparar, classificar, analisar, sintetizar, interpretar, criticar, imaginar, aplicar, concluir, transferir e decidir. Por fim, em uma sociedade transformadora e em constantes mudanças, forma cidadãos críticos e atuantes, trabalhando o aluno na sua totalidade e individualidade.

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    1. Olá, Sabrina! Encontramos muitos desafios nessa missão de ensinar, o bom e que estamos em constate aprendizagem e o resultado do nosso trabalho tem sido gratificante, pois, temos conseguido tornar a educação mais humanizada e formar cidadãos Críticos. E difícil, mais vale a pena!

      Maria Adelina Camargo Almeida.
      Paracatu-MG

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    2. Sabrina
      Concordo com você quando diz que "O atual educador tem pela frente o duplo desafio de fazer o conhecimento progredir e de humanizá-lo". Isso significa que devemos investir na capacitação e segundo Mattar (2012) "não em treinamentos de dias ou horas", isto é, educação permanente. Quanto valorizar e estimular as trocas experiências, creio que este é o melhor caminho para humanizar a educação atual e futura. Para que estas mudanças aconteçam, o professor precisa aprender com sua própria experiência de vida.

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  11. Aluna: Maria Adelina Camargo Almeida

    Texto reflexivo
    Ser professor de ensino superior é estar capacitado a conduzir a aprendizagem, mediando conhecimentos, tornando um aprendiz permanente,um cooperador, incentivador de sonhos, trabalhando com amor em busca da formação integral dos cidadãos, que faram diferença na sociedade em que vivemque buscam um mundo mais justo e produtivo e que estejam aptos a lidar com as tecnologias e as constantes mudanças no mundo globalizado.
    Paulo Freire nos fala da “boniteza de ser professor, pois, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. FREIRE, 1997.
    Quem ama ser professor, realmente consegue ver tal beleza, pois trabalhamos na formação de gente.
    Nossa formação para atuar no ensino superior tem que estar acima de tudo voltada para a valorização do ser na constante busca do saber, construindo um sentido para a vida e para ahumanidade.Temos que construir nossa identidade no contesto do mundo globalizado, buscando reverterà dominação ea exclusão social, porque somos indispensáveis, essenciais, não há educação sem educadores.
    A qualidade e o sucesso do nosso trabalho dependem de uma formação continuada, concebida como reflexão, pesquisa, ação, descobertas e embasamento teórico. Buscando a reflexão crítica sobre nossaprática, trocando experiências e buscando soluções.

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    1. Maria Adelina
      Ilma Passos Alencastro Veiga (2009) nos mostra que o professor necessita também ser um pesquisador "de seu próprio processo de ensino", ser questionador da sua atuação e refletir sobre seus conhecimentos, investigar sua prática diária. Creio que somente assim saberemos se a educação possui sentido

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  12. Escola é um espaço onde se educa para a vida, onde ocorre a apropriação do conhecimento, da cultura, dos valores, crenças etc.
    A educação é muito complexa começa em todos os sentidos, começa aqui e ali, não há lugar e nem direção certa. E o professor é a pessoa responsável por transmitir esses conhecimentos, os saberes que levaremos por toda a vida.
    Ser professor é ter uma profissão mágica, é realizar sonhos, é abrir caminhos, construir pontes entre o passado e o futuro, é ensinar o que foi e o que será. É construir a identidade social, é transmitir conhecimento, é compartilhar momentos, é provocar encantamento, e também se deixar encantar por seus estudantes, e por suas evoluções.
    O professor deve ter consciência todos os dias de sua vida profissional, e de sua enorme responsabilidade com o amanhã.
    Educação é o produto do trabalho do professor, e de todos os profissionais da educação, como Paulo Freire dizia, temos que nos lembrar que toda ação educativa, deve ser feita no sentido de levar o homem a refletir sobre o seu papel no mundo e assim ser capaz de mudar este mundo e a si próprio.
    Mas o professor não pode ficar parado no tempo, é preciso estar sempre se atualizando, estudando, buscando novas ideias, novos métodos para que o ensino e a aprendizagem estejam em constante evolução.
    É um trabalho difícil, pois ainda há muito desinteresse por parte dos pais de estarem ajudando a escola e os professores na educação de seus filhos.
    Se preparar para trabalhar com alunos diferentes tendo em vista gerações, etnias, religiões etc é difícil, a diversidade encontrada nas escolas é muito grande, sendo necessário um trabalho coletivo, o professor precisa sempre buscar os saberes para lidar com as divergências culturais existentes em sala de aula, preparando para incorporar no processo educativo a experiência de vida e conhecimento que qualquer aluno traz para sala de aula.
    E nessa diversidade cultural, o professor também vai se formando, ensinando e aprendendo com os alunos, sua identidade, sua formação vai se construindo a partir dessa doação e recepção de conhecimentos e de culturas.
    É nesse senário que se desenrola o processo ensino-aprendizagem, educam-se seres humanos para a vida, para serem cidadãos éticos. É preciso ter clareza para ensinar as finalidades da ação educativa, e onde se deseja chegar, para assim definir como caminhar.

    Denise dos Reis Américo
    Guarda-Mor 20/09/2012

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    1. Denise,concordo com você sobre a complexidade em educar,pois nós como educadores iniciamos esta tarefa que deve ser continuada tanto dentro da escola,como fora dela,em sociedade.

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    2. Olá querida Denise. tambem concordo que pessoas são diferentes. Há grande variabilidade de comportamento, carater, cultura, regionalidade, religião, etc. Com isso à grande dificuldade em educar, ensinar, induzir a crítica reflexiva e todos os outros oficios do professor/educador. Embora existam essas dificuldades elas podem ser superadas se existir motivação financeira, reconhecimento profissional e além de tudo vocação.

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    3. Denise
      Realmente o professor é aquele que está em todos lugares e transita em todas as direções e a escola segundo Kenski (2012) é o melhor lugar para se viver e aprender, principalmente quando se ensina com vontade e abre a mente para aprender não só com o processo de ensinar, também com as trocas de experiências de vida.

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  13. Ser professor na sociedade atual não é uma tarefa fácil. É preciso mudar, renovar, adaptar-se constantemente com as mudanças geradas com o processo de globalização. Ser professor é ir além do ato de ensinar, é amar, compartilhar o conhecimento em todas as situações possíveis. O professor precisa viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade afinal, ele é o mediador, o construtor e o formador de opiniões, profissões e saberes. O professor prepara os alunos para viverem em sociedade, possibilita a abertura de novos caminhos para que esses alunos possam buscar o sentido para suas próprias vidas, e assim terem consciência de que é possível lutar por um mundo mais justo, produtivo, humano e mais saudável para todos. De acordo com Luck (2002,p.28) “o professor é a figura central na formação dos educandos. É ele quem forma no aluno o gosto ou o desgosto pela escola, a motivação ou não pelos estudos; o entendimento da significância ou insignificância das áreas e objetos de estudos; a percepção de sua capacidade de aprender, de seu valor como pessoa...”
    Nesse sentido vemos que o professor é o centro na formação dos educandos, mesmo quando desmotivados devido as condições de trabalho no qual se encontram, é preciso manter a esperança, encontrar sua identidade. A identidade do professor é construída a cada dia, em cada aula, em cada experiência vivida no contexto escolar. Em todo trabalho desenvolvido o professor se redescobre, se encontra tanto como pessoa que vive, que reflete, que ensina, como educador ou educadora ciente do seu papel na sociedade e principalmente na vida de seus alunos. O professor tem que “aprender a aprender” e assim, continuar sua formação ao longo da vida, se adaptando as mudanças e renovando-se a todo instante.
    Dessa forma, o professor para se encontrar na profissão e obter um trabalho de sucesso é necessário estar em constante aprendizado, expandindo seu conhecimento em um contexto amplo, social e democrático; utilizando novas tecnologias, enfim, entender que somos seres inacabados e estamos em “fase de crescimento”.
    Portanto, ser professor não é uma tarefa fácil, mas também não é difícil a ponto de desistir ou mesmo perder a esperança. Ser professor nos dias atuais é mais que uma profissão, é dominar todos os saberes e ao mesmo tempo entender que vivemos em um mundo globalizado onde nós somos aprendizes e que a cada dia adquirimos experiências novas.

    Deniane Aparecida Américo.
    Guarda- Mor, 21 de setembro de 2012.

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  14. Deniane,concordo com você.Com certeza o professor é o centro na formação dos educandos, pois construir a aprendizagem dos alunos é uma grande preocupação dos educadores.Uma vez que eles buscam se qualificar para mellhor ensinar.

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    1. Deniane
      Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, diz que o professor para ensinar exige uma apreensão da realidade, ou seja, "a capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a [...] (FREIRE, 2011, p. 67)", por fim Freire, diz que a educação exige alegria e esperança!

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  15. Ser professor vai muito além de transmitir conhecimento, é também ser educador. É fazer com que o aluno construa sua própria opnião com total poder de argumentação. Esse é o papel do professor/educador, contudo, com os agravos da educação, tais como baixos salários, desvalorização da profissão, falta de segurança, falta de infraextrutura, entre muitos outros nesse país tem deixado em déficit o seu papel. E o professor como construtor de opniões deve estar também atento a limitação de seu próprio conhecimento, uma vez que ele pode ter um curto prazo de validade, que vai da criação até obsolecidade e mutabilidade. Tendo, então, que ser capaz de produzir conhecimento.
    Conhecimento deve ser permanente/continuado. Sua formação deve estar relacionada com suas aptidões e áreas de afindades, assim garantindo a qualidade de seu trabalho. Deve ter capacidade teorica, pratica e além de tudo crítica. Levando em consideração toda fundamentalização da metodologia do ensino. E não se esquecer que
    só conhecimento técnico não dá tantos bons resultados e nem se quer é eficaz. Muitos problemas poderiam não existir ou serem amenizados se ao invés de ensinar didaticamente a pensar, não se ensinasse a decorar. Em suma na formação do professor nao deve ser inserido so tecnicas mas tambem valores pessoais, politícos, cívis e éticos.
    A identidade do professor/educador começa a ser definida quando há necessidade profissional de criar conhecimento. Pois só assim à motivação suficiente para
    ser e continuar a ser professor, uma vez que os agravos já citados anteriormente não suprem as expectativas e nem as necessidades da classe. E é construída também pela sua vivência pessoal, com seus valores e com sua realidade.
    Para que esse profissional , esteja fazendo certo, e tenha sucesso, ele tem que está na certeza da sua vocação. Quando se ama, se faz com amor e se faz sempre o melhor. Já partindo desse ponto, é ter conhecimento reflexivo sobre a sociedade tendo atitude e valores para mudá-la. E crítico para não ser conduzido pelo sistema sem ter chances de mostrar sua identidade, formação, conhecimento técnico e seus valores.

    Paracatu/MG Helena Cristina Negri

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    1. Helena
      Sua colocação me fez refletir sobre a identidade do professor contemporâneo: quem é o professor que está em sala de aula e quem são os professores que estão em formação para iniciar nesta profissão? São questionamentos que nos remete à história da educação no Brasil, pelos processos de mudança tanto política quanto educacional. O que nós questionamos nos dias atuais, grandes educadores já haviam diagnosticado, a exemplo, Paulo Freire, quando ele dizia que o professor precisa conhecer sua causa, identificar seus valores de vida e engajar na luta por dias melhores. A passos lentos estamos indo para este caminho, pois creio que os atuais professores estão envolvidos com a educação, ou seja, há amor na causa.

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    2. Sim Professora, estamos andando a passos lentos, e como professora atuante, anseio pelas mudanças, e pelo pensamento crítico do conhecimento. Acredito sim que os professores de hoje já conhecem sua causa, sabem no que acreditam e lutam pelo mesmo.

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  16. Deniane,realmente é necessário que o educador seja um aprendiz permanente, pois para ter êxito no ensino, e ser um mediador do conhecimento é preciso gostar de aprender.

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  17. Educador acredito que todos sabem o quanto é complexo o ato de educar. Paulo Freire destacava a importância do conhecimento na educação e salientava que visão de conhecimento que o educador tem repercute diretamente na sua prática pedagógica. Então ser professor, requer dedicação, gostar do que faz, encantar-se e encantar o outro, para este seja construtor ativo do seu conhecimento.
    Tendo em vista que o mundo não é estável, as mudanças ocorrem constantemente, vivemos a era da informação, também a função do educador nesse contexto vem mudando, fazendo se necessário que este repense a sua prática educativa e administre a sua própria formação contínua. É imprescindível que o professor busque refletir sobre as exigências da profissão docente, tenha uma visão holística, seja flexível, busque novas estratégias de ensino e aprendizagem, identifique e analise problemas.
    O ser humano estabelece relações com o meio e com o outro, então a aprendizagem acontece por meio da interação dos seres, veja que atualmente almejamos que as aprendizagens sejam significativas, pois o importante é aprender a pensar a realidade e não acumular conhecimentos.
    Neste contexto o educador irá construir a sua identidade ao longo da história, pois precisamos entender a identidade docente como uma realidade que evolui e se desenvolve, tanto pessoal como coletivamente, durante toda a vida. A construção da identidade acontece através da relação entre sujeito e sujeito e / ou sujeito e objeto e se caracteriza como um processo evolutivo, um processo de interpretação de si mesmo como pessoa dentro de um determinado contexto.
    O êxito no ensino exige que o professor estabeleça uma nova relação com os alunos auxiliando-os a encontrar, organizar e gerir o saber. Este profissional é um mediador do conhecimento, é um aprendiz permanente, desperta nos alunos o desejo de aprender, é ético e humano.
    A educação precisa considerar as pessoas, suas culturas, respeitar o modo de vida das pessoas, sua identidade, isto é uma educação emancipadora, de qualidade para todos.

    Maria Eusa de Sousa oliveira
    Paracatu-MG, 22/09/2012.

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    1. Maria Eusa
      Você disse que o professor precisa "encantar-se e encantar o outro". Esta é uma relação bidirecional, isto faz muito sentido, estes são alguns dos alicerces para a construção da nova educação. Caso o professor considere esta base aliada às outras já discutidas aqui, certamente terá muito sucesso.

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  18. O Professor da Educação

    O professor exerce um papel muito importante no processo de transformação social. Ser professor da Educação realmente é mais que uma profissão, é enfrentar desafios é buscar novos horizontes é ensinar e aprender é ser alguém especial, enfim é um dom que poucos têm. Como profissional da educação que sou poço afirma que os desafios são constantes, mas são eles que me fazem refletir quando a prática educativa uma vez que ela exige competência, habilidade e amor pela profissão.
    O professor precisa estar antenado, ter segurança, buscar a qualificação para melhor lidar com desafios.
    Segundo Marilene Dadolini Paupp, coordenadora do curso do MEC, e diretora do Núcleo de desenvolvimento infantil da UFSC, destaca que “É preciso fazer investimento maciços na formação continuada dos profissionais da educação, pois muito desses profissionais tem carência em sua formação básica, como dificuldades em leitura e escrita. A professora defende ainda que essa formação também melhore a bagagem cultural dos professores. É preciso desenvolver atividades que ampliam o capital cultural dos professores o que melhora a qualidade do ensino que ele oferece.”.
    Para que o professor desenvolva um trabalho de qualidade e sucesso consiste também em utilizar todas as possibilidades de aprender e aperfeiçoa sua formação, as condições de trabalho, as qualidades pessoais às competências profissionais para assim responder o que deles se espera. Professores criativos, motivados, bem preparados.


    Rosilene Ruela Carvalho
    Paracatu, 20 de setembro de 2012.


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    1. Rosilene
      O professor é um agente transformador. De acordo com Paulo Freire para se obter êxito na educação ela precisa ser transformadora da realidade. Essa transformação deve partir primeiro do próprio professor, dedicar-se à melhorar a sua formação por meio da educação continuada é apenas o início da mudança, para melhor.

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  19. Ser professor é passa a aprendizagem, ter o bom senso e a dedicação aos seus alunos e dominar bem o conteúdo a ser passado , e entender que devemos ouvir as opiniões pois , o ensino do construtivismo e o futuro das instituições de ensino já o método tradicional esta ultrapassado pois os alunos de hoje não conseguem aprender somente ouvindo mais sim debatendo , questionando o que esta sendo ensinado.
    Através da forma de ensinar de se portar, cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem nem todos conseguem aprender ao mesmo tempo. Uns tem maior facilidade outros nem tanto, mas não significa que ele e incapaz ou não consegue aprender .
    Mas ele consegue aprender de uma forma diferente sendo que o ensino tem várias formas de doutrinar, entendendo essas formas o professor consegue a sua identidade e ter a admiração de seus alunos e resultados positivos com seu trabalho.
    Juliane Braga da Mata.
    Paracatu,23 de setembro 2012.

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    1. Acredito que este seja o grande desafio para o professor, saber que cada aluno tem seu tempo e mesmo assim ter que cumprir um cronograma.

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    2. Juliane
      O ensino exige apreensão da realidade, constituir um processo que se articula à aprendizagem e a sua prática social. Castro(2009) diz que esta prática social está relacionada com o preparo do professor, o compromisso e a responsabilidade para instrumentalizar o aluno a "constituir-se um sujeito social". Neste sentido cabe ao professor formar-se e formar cidadãos comprometidos com sua vida e o meio onde está inserido.

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    3. Juliane
      O aluno esta hoje apto a debater, questionar e não concordar com o que o professor fala, devemos isso a internet que carrega o aluno de muita informação e é necessário que o educador esteja atento as mudanças e novidades para que possa ganhar seu aluno, e não se sentir ficando para trás.
      O caminho é espinhoso mas você olhar no olho do aluno e sentir que aprendeu, que vai sair da escola modificado é a maior gratificação de um educador.

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  20. Ser professor é cuidar do futuro de alguém... Um ensinamento incompleto, uma palavra dita de maneira errada pode prejudicar a formação de um cidadão completo, critico - criativo e participativo na sociedade. Lidamos com a essência, o ser humano em suas diversas formas, com problemas e projetos diferentes e no meio do caminho o ensinar, que na verdade deveria ser o foco principal. Superar problemas, seus e dos outros. Ser um pouco psicólogo, enfermeiro e até “tia” quem sabe e como diz a expressão “matar um leão por dia” e sobreviver no intimo das dificuldades de seus alunos, esperando que tudo um dia se transforme. É acreditar que você será reconhecido e valorizado por ter feito parte da vida de alguém de modo positivo.
    O professor precisa integrar as novas tecnologias a sala de aula sem fugir do objetivo, pois o uso desses recursos leva a pensar que pode garantir uma educação de qualidade. Estar em constante formação e atualizado com o que acontece no mundo todo é primordial para este profissional do futuro. Afinal, as noticias chegam cada vez mais rápido e é necessário filtrá-las e colocá-las a favor da aprendizagem.
    No dia a dia com a experiência vai se construindo a identidade deste profissional que não conta com cartilha e nem manual para lidar com situações diversas e adversas. Os valores vão sendo adquiridos e transformados. Ensina, mais também aprende. Percebe que cada turma reage de uma maneira, e trabalha da melhor forma para atendê-los.

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    1. Este está sendo um dos grandes desafios para o professor dentro da sala de aula,além de educar ainda tem que saber lidar com os problemas dos alunos,sendo que cada um tem um problema diferente do que o outro.

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    2. Lidiane
      Nossa responsabilidade é muito grande, como você disse "cuidar do futuro de alguém" é relevante para o professor. Temos a certeza do poder em transformar nossos alunos, a garantia de que usamos esse poder é quando vemos suas conquistas, um brilho no olhar que diz "consegui por que você acreditou em mim".

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  21. Ser professor hoje em dia é um ato de poder ensinar, mas também de aprender e criar, junto com o aluno.Cada dia ao ensinar a gente aprende e com essa aprendizagem a didática fica melhor.
    Para que exista uma boa relação entre aluno e professor é importante que haja uma interação entre ambas as partes.
    Em sua formação de ensino é preciso que ocorra uma integração entre os espaços sociais,visando preparar o aluno a viver melhor na sociedade ou em qualquer outra circunstância da vida.
    A identidade do professor não está morrendo,a verdade é que cada dia ele está transformando e buscando novos conhecimentos.Cada geração de professores que surge é um novo contexto em que vive,pelo fato de termos um mundo globalizado,onde o professor tem que se adequar sua função de ensinar e educar.O sucesso vem quando se faz com amor,transformando aquilo que era cansativo e stressante em trabalho prazeroso e de qualidade.

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    1. Renata
      Em um universo tão heterogêneo como o da educação, lidar com as diversidades para transforma-las em favor do bem faz parte da identidade do professor contemporâneo. Só conseguiremos estabelecer uma relação interativa se refletirmos sobre a nossa verdadeira função de educador.

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    2. Renata
      Concordo com você que o professor não é apenas professor, mas também um aprendiz. Sabemos que com experiências, e conhecimentos de outros aumentamos o nosso.
      Mas o mais incrível é ter nas mãos o poder de formar de conduzir uma criança e transformar a humanidade.

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  22. Deniane resumiu em poucas linhas como é complexo o processo ensino aprendizagem.
    O ser humano é complexo por isso não existe uma receita certa para o professor, mas uma procura pela solução dos problemas e em cada solução uma nova descoberta. A vida é novidade.

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  23. Ser professor é antes de tudo, ter a responsabilidade de cuidar de pessoas com seus sonhos, projetos e problemas. É ser um mediador do conhecimento, um influenciador de valores, um orientador consciente e sensível.
    O professor precisa estar capacitado tecnicamente, com formação pedagógica. Sem deixar de ser um reflexivo crítico sobre a sua prática pedagógica. Ele tem que ser pesquisador, organizador e construtor teórico.
    Atualmente o professor deve ter uma formação continuada, constante. Pois ele é um construtor de “sentimentos”. Sua reflexão deve ser critica, impregnando de sentido de cada atitude da vida cotidiana.
    O professor precisa saber organizar o seu trabalho, orientar o aluno e saber trabalhar em equipe. Ele tem que saber “ser”, aprender, conviver e fazer. Precisa saber pensar, associando ensino, pesquisa e envolvimento comunitário. O professor deve ter a capacidade de criar espaços de aprendizagem. Nas competências de vida, onde o professor aprende atuando empreendendo, agindo, ele adquire habilidade e conhecimento. Aprendendo técnicas e métodos sobre como fazer. É na pratica do dia-a-dia que o professor saberá reconhecer os problemas do ensino aprendizagem e necessitara buscar soluções, pesquisando e trabalhando em grupo.

    Glorimar C de Oliveira Araujo

    Paracatu - MG

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    1. Somente através de um esforço que busque articular todos os segmentos é que poderá romper com a lógica de que ser professor não é apenas ser um executor de projetos,mas um organizador de conhecimentos.Concordo que o professor precisa buscar sua autonomia para não se distanciar da realidade em ser professor/educador um ser pensante,racional,comprometido com a arte de educar.

      Eutercia Aparecida Santos Rodrigues
      Paracatu-MG

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    2. Glorimar
      Ensinar não é somente transferir conhecimentos, exige consciência que somos seres inacabados, estamos em contínuo processo de aprendizagem e detentores de habilidades e competências que devem ser colocados em prática.

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  24. Ser professor é acima de tudo um dedicar diário, uma luta contínua pela igualdade e pelo direito a educação de qualidade. Nossa identidade é construída com base no amor... a profissão e ao próximo. Nossa processo de formação têm início, mas não tem fim, pois quanto mais buscamos mais desejamos aprender. Para desenvolvermos um bom trabalho é necessário muito mais que uma boa estrutura, é necessário dedicação e força de vontade de nós mesmos.

    Dagmara Almeida Vicente
    Brasília-DF

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    1. Dagmara
      Se todos os professores pudessem chegar à mesma conclusão que você, posso afirmar categoricamente que a dos professores brasileiros teria uma nova história, um novo recomeço de sucesso.

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  25. Ser professor é transmitir conhecimentos, utilizando-se dos mecanismos que possui, como tecnologias, habilidades e criatividade, buscando um futuro melhor para os alunos. Deve possuir uma formação acadêmica, além de dedicação e compromisso profissional, uma busca constante de aprimorar seus conhecimentos, uma vez que a educação tem caráter permanente. A identidade do professor se constrói apartir da importância que o profissional atribui à sua própria atividade, sem levar em conta os baixos salários e tantas outras dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. O professor deve saber que não é dono da verdade, que ensina, mas que também aprende. Saber que o conhecimento não está acabado, sempre tem algo a aprender.

    Ozana Lucia Martins Torquato
    Paracatu-mg

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    1. Ozana
      Quando o professor pensa que é o dono da verdade, já cometeu um erro. A nossa construção deve embasar nesta relação coletiva: aprendizagem de mão dupla. Apesar das dificuldades diárias esta construção é possível.

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  26. O professor deve ser um profissional com capacidade de reconstruir e ressignificar constantemente sua identidade profissional através de relativação dos seus saberes, com a capacidade de autoquestionar e refletir constantemente sobre sua prática, aderindo a um processo contínuo de formação.
    Não basta uma formação docente meramente reprodutora de técnicas, a qual se basea na prática e na experiência, faz se necessário uma prática pedagógica fundamentada na docênc ia reflexisiva e investigativa e uma reformulação constante da identidade do professor e dos seus saberes.
    De acordo com os ensinamentos de Paulo Freire(1996): “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria /prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”.
    Assim, o professor não deve ser visto apenas como um técnico em sala de aula, e sim, o responsável capaz de orientar e construir o conhecimento junto com o aluno.
    Hoje, a identidade profissional dos docentes que é entendida como uma construção social e do conhecimento está sendo perdida e alguns fatores contribuem para isso: A colocação de profissinais de outras áreas sem a devida preparação dentro da sala de aula, Falta de apoio de entidades competetes a equipe gestora, desmotivação por baixos salários, ambientes de trabalho insalubre, críticas destruitivas baseados em dados covardes que não considera as condições de trabalho dada aos docentes. Isso hoje é real, faz parte das histórias de vida, das condições concretas de trabalho e do imaginário recorrente a cerca dessa profissão, é preciso mudar a educação, e a gênesis está no tratamento dado aos docentes, só assim pode recomessar. Pois, ensinar ainda é uma arte e para o artista construir sua maior obra é preciso ter inspiração, determinação, capacidade e acima de tudo amor pelo que faz e dos cultos é só esperar os aplausos.

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  27. Ser professor não é ser simplesmente um transmissor de conteúdos mas se caracterizar por educar e ser educado.O professor é um construtor de opiniões,que precisa está atualizado e antenado a tudo que esta a sua volta.São muitas as situações que fazem com que o professor se sinta desvalorizado,porém é necessário que exista um vínculo entre o ser professor e está professor.O professor é um ser organizador do conhecimento,e nesta perspectiva a formação do educador envolve singularidades e complexidades próprias da natureza da sua função como um profissional que atua na relações humanas.Profissionalismo exige compreensão,competência,autonomia,das questões envolvidas,o professor é muito mais do que um mediador de informações,é preciso que exista uma conexão entre a realidade e o conhecimento,e adapta-se a nova realidade globalizada onde agir com determinação,sensibilidade,afinidade,transforma o SABER e cria uma sociedade questionadora participativa,e atuante.

    Eutercia Aparecida Santos Rodrigues
    Paracatu-MG

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  28. Postando para Yara
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    Precisa ser um professor reflexivo que tem necessidade de aprender e de reavaliar o seu trabalho, e de repensar os fundamentos e os procedimentos de sua prática. Deve aproveitar as experiências positivas e saber transformar as negativas em lições de vida. o professor além de dominar o conhecimento, deve ser capaz de mobilizar nos alunos às capacidades para localizar e usar as informações.
    Aprender – é um processo de aquisição e assimilação mais ou menos consciente de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. Ensinar significa em latim colocar dentro, gravar no espírito. Ensinar é transmitir conhecimento.
    O papel do educador dentro do processo educativo é muito importante. Todos os professores precisam acreditar que a sala de aula é um ambiente de diversidades onde se busca desenvolver as capacidades dos alunos e não a passividade e a memorização automática. “O professor precisa investir na idéia de chegar a motivar o aluno a fazer elaboração própria, colocando isso como meta de formação” (DEMO, 1997). Não somente repassa informações e conhecimentos, mas motiva e incentiva as capacidades críticas e criativas de seus alunos.
    A partir do momento que o educador procura adquirir conhecimento, sabendo questionar que dispõe de uma teoria e que confronta as informações com a realidade. É aquele que pesquisa e une a teoria à prática, incentivando seus alunos não só a aprender. Pois, quando o aluno pesquisa, ele questiona, critica e cria, ampliando sua capacidade de pensar e falar sobre vários aspectos sociais. Ensinar exige estética e ética. O bom professor precisa passar aquilo que vive ao planejar incorporar e falar aquilo que acredita da vida; aquilo que faz; ensinar exige competências é estar comprometido.
    O professor pode transformar a sua prática em oportunidade de reflexão teórica, como agente crítico do próprio desenvolvimento, o que permite quebrar as cristalizações provocadas pelo cotidiano escolar e, conseqüentemente, transformar essa mesma prática. Para isto, é preciso que, no interior da escola, sejam elaborados projetos que tomem como objeto de investigação a reflexão sobre a prática.

    YARA DA SILVA AVELINO
    Paracatu, 21 de setembro de 2012.

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  29. Ser professor é levar conhecimento, e ao mesmo tempo buscar cada dia mais conhecimento. É querer um mundo melhor e estar sempre em busca de mudanças.
    Ser professor é apenas para quem tem talento e sente prazer em ser educador, se não for assim, todo o trabalho de educar se torna em vão.
    Para ser professor é necessário muito estudo não apenas os acadêmicos, um professor estuda por toda a vida, pois o mundo se modifica todos os dias e ele necessita estar apto a trabalha com as mudanças.
    A identidade do professor é construída por ele mesmo, por sua forma de trabalho, sua autonomia frente ao trabalho, sua forma de pensar e exercer sua função no âmbito escolar.
    O professor necessita se adequar ao novo, abrir espaço as experiências dos alunos e buscar analisar todos os dias se tem realmente feito um bom trabalho sendo assim se auto avaliando ele estará se dando a oportunidade de melhor, corrigir seus erros realizando assim com sucesso seu trabalho. Ele precisa saber que lida com pessoas que sentem, amam e pensam.

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